X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nas estradas de Pernambuco, desobediência às leis de trânsito marcam feriadão

58 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito e uma morte foi registrada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nas estradas de Pernambuco, desobediência às leis de trânsito marcam feriadão
Ao todo, cerca de 6,2 mil veículos e 6,4 mil pessoas foram fiscalizadas pela PRF |  Foto: Divulgação

A Operação Finados, que teve início em 1º de novembro trouxe consigo uma redução no número de fatalidades, mas tam bém uma significativa desobediência às leis de trânsito, especialmente no tocante ultrapassagens indevidas, à falta de cinto de segurança e à alcoolemia e a excesso de velocidade.

A iniciativa da Polícia Rodoviária Federal terminou neste domingo e os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6). A PRF registrou, ao longo dos cinco dias de operação, um total de 46 incidentes de trânsito. Esses incidentes resultaram em 58 pessoas feridas e, infelizmente, uma fatalidade.

O acidente fatal ocorreu na sexta-feira, dia 3, no km 70 da BR-101, no Recife, ceifando a vida de um motociclista de 21 anos. O jovem perdeu o controle de sua motocicleta, caiu e, posteriormente, foi atingido por um veículo.

Em contraste, na operação anterior, intitulada "Nossa Senhora Aparecida," realizada de 11 a 15 de outubro, a PRF registrou 45 incidentes, 53 feridos e duas mortes.

Um foco especial foi direcionado à fiscalização de motociclistas, o grupo mais vulnerável nas estatísticas de acidentes de acordo com dados da instituição.Foram emitidas 46 multas devido à falta de uso de capacetes por condutores e passageiros de motocicletas.

No que se refere às infrações mais comuns nas rodovias do estado durante a "Operação Finados," as ultrapassagens indevidas lideraram a lista, com 140 ocorrências, seguidas pela falta do uso do cinto de segurança (120), alcoolemia ao volante (30), desobediência ao descanso obrigatório por parte de motoristas profissionais (69) e ausência da cadeirinha (18).

O excesso de velocidade merece destaque, e a PRF intensificou a fiscalização nesse aspecto, flagrando 549 motoristas que excederam os limites de velocidade estabelecidos pelas vias.

Além das medidas punitivas, a PRF também realizou ações educativas e de direitos humanos, sensibilizando mais de 1,3 mil motoristas e passageiros sobre a importância de cada um no que concerne à segurança no trânsito.

Ao todo, cerca de 6,2 mil veículos e 6,4 mil pessoas foram fiscalizadas, com mais de 1,7 mil testes do "bafômetro" aplicados. A PRF registrou 92 casos de auxílio a usuários que necessitaram de assistência devido a problemas durante a viagem, como panes mecânicas. Por diversas irregularidades, 202 veículos foram recolhidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: