X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Julgamento de Padre Airton Freire começa nesta quarta-feira (8) em Buíque

Religioso é reu em processos por supostos crimes sexuais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Julgamento de Padre Airton Freire começa nesta quarta-feira (8) em Buíque
Religioso está em prisão domiciliar há um ano e meio |  Foto: Reprodução/@padre_airton

O julgamento do Padre Airton Freire, reu em processos por supostos envolvimentos em crimes sexuais, deve começar nesta quarta-feira (8) na cidade de Buíque, Sertão do estado. Padre Airton está submetido a prisão domiciliar desde 2023, depois que foi acusado por uma mulher de ter participado de um estupro onde ela teria sido a vítima. No total, Padre Airton Freire foi denunciado por supostos crimes sexuais contra quatro mulheres e um homem.

Esta será a primeira audiência de instrução e julgamento do caso e será realizada na cidade onde foi instaurado o inquérito. Padre Airton liderou por décadas a Fundação Terra, importante entidade assistencial com sede na cidade de Arcoverde, também no Sertão de Pernambuco.

O QUE DIZ A DEFESA

A defesa do Padre Airton Freire divulgou nesta terça-feira (7) nota para a imprensa onde reafirma a inocência do religioso. "Com graves problemas de saúde, o padre está privado indevidamente de sua liberdade há um ano e meio. O julgamento será uma oportunidade importante para que sua inocência seja devidamente comprovada.na manhã desta quarta-feira (8), em Buíque, no Sertão pernambucano", diz a nota da defesa .

HISTÓRICO

A primeira denúncia foi feita pela empresária Silvia Tavares, colaboradora da Fundação Terra e próxima, como devota, ao padre. Ela fez a denúncia à delegacia da Mulher do Recife, em outubro de 2022. O caso se tornou público em maio de 2023 quando Silvia Tavares revelou a sua versão em entrevista a um canal local de notícias exibido pelo Youtube. Silvia afirmou que frequentava encontros espirituais organizados pelo padre Airton desde 2019 e em um um deles foi abusada pelo motorista do sacerdote na presença do padre.

Os advogados de defesa do padre negam todas as acusações desde as primeira denúncias. Padre Airton Freire se afastou da presidência da Fundação Terra ainda em 2023, ficou mais de dois meses internado no Hospital Português, no Recife, onde passou por uma cirurgia cardíaca, e teve a prisão preventiva determinada pela justiça convertida em prisão domiciliar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: