Jovens talentos da periferia de Pernambuco tocam para o Papa em Roma
Integrantes da Orquestra Criança Cidadã tocarão no Concerto pela Paz com ucranianos e russos
Escute essa reportagem
Na periferia do Grande Recife, onde a luta diária contra as privações é uma realidade, um conto de resiliência começa a se desenhar. Vinte e cinco jovens da periferia pernambucana se apresentarão em Roma, no "Concerto pela Paz", promovido pela Orquestra Criança Cidadã, um projeto de inclusão social pela música. O Papa Francisco estará presente nas apresentações do "Concerto pela Paz" no Vaticano.
A comitiva composta por 25 jovens músicos, selecionados em áreas carentes da Grande Recife, viajará para se unir a artistas da Itália, Rússia e Ucrânia, com o objetivo de sensibilizar o mundo em prol do fim da guerra no continente.
Os jovens, com idades entre 14 e 21 anos, residem em locais como o Coque, um bairro com baixo índice de desenvolvimento humano na capital pernambucana, e Camela, um distrito modesto na cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana. A música tem sido uma oportunidade de reduzir os riscos de violência, criminalidade e falta de perspectivas que afetam jovens em situações semelhantes.
A comitiva brasileira se apresentará ao lado de aproximadamente 30 instrumentistas russos, ucranianos e italianos, criando um mosaico musical com o potencial de transformação que a música trouxe às vidas dos músicos.
O "Concerto pela Paz" ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, na Basílica de São Pedro e na Sala Paulo VI, em um evento organizado pela Charis Internacional, pela Comunidade Obra de Maria, com o apoio da Fondazione Cavalsassi na Itália e da Orquestra Criança Cidadã no Brasil.
Esses jovens músicos, provenientes de famílias em situação socioeconômica desafiadora, compartilham histórias de superação diária, como a de um integrante que perdeu um irmão para a violência do tráfico e outra que é filha de ambulantes do metrô. Eles veem na música uma oportunidade de redenção, inspirados pelo sucesso de ex-colegas que seguiram carreiras musicais de destaque.
A Orquestra Criança Cidadã oferece mais do que apenas educação musical, incluindo apoio pedagógico, atendimento médico e odontológico, aulas de inclusão digital, refeições diárias e fardamento. O projeto também proporciona bolsas para monitores.
Durante os 17 anos de existência, muitos dos 700 jovens atendidos pelo projeto seguiram carreiras artísticas, ingressaram em faculdades de música ou conseguiram empregos por meio de programas de aprendizagem profissional. Além disso, alguns se especializaram na construção de instrumentos e arcos de madeira para instrumentos de corda.
O concerto da harmonia universal
Sob a batuta de José Renato Accioly e Lanfranco Marcelletti Jr., que compartilharão a regência dos concertos, juntamente com as sugestões do visionário Guilherme Teixeira e a inspiração vinda da Fondazione Calvasassi, um repertório minuciosamente selecionado ganha vida. Este repertório transcende fronteiras e homenageia todas as nações envolvidas neste evento histórico.
Empatia pelas vidas
Em um gesto de empatia pelas vidas tocadas diretamente pelo conflito, surgem as composições do russo Sergei Rachmaninov e do ucraniano Mykola Leontovich. Em um tributo ao Papa, Antonio Vivaldi da Itália e o argentino Astor Piazzolla também ecoam nas notas.
Da rica tapeçaria musical brasileira, nomes como Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e o pernambucano de Caruaru, Clóvis Pereira, cujos 93 anos de vida deram origem às "Três Peças Nordestinas", uma expressão musical inestimável do Movimento Armorial.
Ápice
No ápice do concerto, momentos de transcendência surgirão quando músicos russos e ucranianos, apesar das circunstâncias, se unirem para solos memoráveis. O primeiro destaca um violinista de cada nação na emocionante ária "Erbarme dich, mein Gott", extraída do oratório "Paixão segundo São Mateus, BWV 244", do renomado Johann Sebastian Bach.
E, para concluir essa sinfonia de esperança e unidade, um quarteto formado por artistas representando os países em conflito se unirá para a interpretação arrebatadora do icônico tango "Por una cabeza", imortalizado pelo francês radicado na Argentina, Carlos Gardel, e seu colaborador Alfredo Le Pera.
Embora esta seja a primeira incursão internacional para alguns dos talentosos músicos, a Orquestra Criança Cidadã já acumula uma notável trajetória de apresentações tanto no cenário nacional quanto internacional. Seu alcance vai além das fronteiras, incluindo países como Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Itália, Argentina, China e Israel.
Os convites para este evento memorável são reflexo não apenas da excelência artística do grupo, mas também do impacto do projeto de responsabilidade social liderado pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), presidida por Myrna Targino.
Idealizada em 2006 pelo juiz João José Rocha Targino em parceria com o saudoso maestro Cussy de Almeida e o inesquecível desembargador Nildo Nery dos Santos, a Orquestra Criança Cidadã é um testemunho do poder da música e do compromisso social.
O projeto é respaldado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. Este concerto é uma celebração não apenas da música, mas também da resiliência e da capacidade de unir nações por meio da harmonia universal.
SERVIÇO:
CONCERTOS PELA PAZ NO VATICANO
PRIMEIRO DIA:
DATA: 3 DE NOVEMBRO
LOCAL: BASÍLICA DE SÃO PEDRO
HORÁRIO DO CONCERTO: 16 HORAS E 30 MINUTOS, ANTES DA CELEBRAÇÃO DA MISSA, QUE SERÁ PRESIDIDA PELO CARDEAL KEVIN FARRELL
REPERTÓRIO:
Bachianas Brasileiras 4, Prelúdio 4
Villa-Lobos
Antonio Vivaldi – Concerto Número 4 em Fá Menor, op. 8, RV 297, “L’inverno”
II. Largo (em mi bemol maior) 5’ Solist: violinista italiano
3.Vocalise 5’ - Rachmaninov
Solista: Antonio Tertuliano (músico pernambucano da Orquestra Filarmônica de Israel)
4.Astor Piazzolla – Oblivion
Solista: Singrid Vitória (brasileira)
5. Clóvis Pereira – “Três Peças Nordestinas” 5’
I – No Reino da Pedra Verde
BIS:
7. Alfredo Le Pera/Carlos Gardel – Por Uma Cabeza
Solistas: Quarteto formado por dois russos e dois ucranianos
8. Ary Barroso – Aquarela do Brasil
Arr. Nilson Lopes
HORÁRIO DA MISSA: 17 HORAS
REPERTÓRIO QUE A ORQUESTRA TOCARÁ NA MISSA:
1.Vietato:
Messiah I Overture 4 – G. Fr. Handel
2.Ofertório:
Air on the G String – J. S. Bach
3. Comunnhão:
CoPanis Angelicus – C. Franck
4. Uschita
Carol Of The Brlls 5’ – M. Leontovich
SEGUNDO DIA, COM A PRESENÇA DO PAPA FRANCISCO
ONDE: SALA PAULO VI
QUANDO: 04 DE NOVEMBRO DE 2023
HORÁRIO: 16 HORAS
REPERTÓRIO:
1. G. Fr. Handel - Messiah | Overture 4’
2. Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras 4 | Prelúdio 4’
3. M. Leontovich - Carol of The Bells 5’ I Tradicional do Natal Ucraniano.
4. Rachmaninov - Vocalise 5’
Solista: Antonino Tertuliano (Contrabaixista da Orquestra Filarmônica de
Israel)
5. J. S. Bach – St. Matthew Passion, BWV 244 – Arie "Erbarme dich, mein Gott"
7’30”
Solistas: Violinista Ucraniano e Violinista Russo.
6. Astor Piazzolla - Oblivion
Solista: Singrid Vitória | Orquestra Criança Cidadã
7. Alfredo Le Pera / Carlos Gardel - Por Una Cabeza 4’
Solistas: 2 Ucranianos e 2 Russos
Comentários