X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Desabamento no Morro da Conceição: perícia aponta falta de manutenção preventiva

O laudo será analisado e incorporado à investigação, que segue em andamento com a realização de novas diligências


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Desabamento no Morro da Conceição: perícia aponta falta de manutenção preventiva
A Secretaria de Defesa Social (SDS) destacou que, desde o momento do desabamento, equipes operacionais atuaram prontamente no socorro às vítimas |  Foto: Reprodução da TV Tribuna/Band

A Polícia Civil de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (2) que a Delegacia do Vasco da Gama recebeu, na tarde do último dia 25, o laudo pericial emitido pelo Instituto de Criminalística (IC) sobre o desabamento do teto do Santuário localizado no Morro da Conceição.

O laudo será analisado e incorporado à investigação, que segue em andamento com a realização de novas diligências para esclarecer completamente o ocorrido.

Segundo o IC, a ampliação do prazo para conclusão do relatório foi necessária devido à complexidade do caso. O processo envolveu a análise de diversos documentos, inspeções em elementos estruturais sem projetos registrados e múltiplas visitas ao local para vistorias detalhadas.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) destacou que, desde o momento do desabamento, equipes operacionais atuaram prontamente no socorro às vítimas, no suporte às famílias e nas investigações do caso.

A investigação continua sob responsabilidade da Delegacia do Vasco da Gama, e o laudo pericial é uma peça importante no processo. No entanto, seu conteúdo permanece restrito.

De acordo com informações divulgadas pelo blog Dellas, o relatório aponta danos significativos à estrutura metálica, incluindo a cobertura e a manta asfáltica. O documento indica que parafusos apresentavam oxidação e deformações acidentais, resultando na perda de fixação.

“A análise revela que as condições observadas nas peças metálicas são consequência de infiltração de água no teto e nas paredes”, detalha o laudo. O texto ainda conclui que o desabamento foi causado, principalmente, pela falta de manutenção preventiva, com fatores adicionais, como o peso das telhas, forro, manta asfáltica e placas solares, contribuindo de forma secundária para o colapso da estrutura.

Complexidade de análises

O documento foi oficialmente encaminhado à Polícia Civil no dia 25 de outubro para integrar a apuração em curso.

“O IC precisou estender o prazo inicialmente previsto devido à complexidade das análises, que incluíram revisão de documentos, avaliação de estruturas sem projeto registrado e diversas vistorias presenciais no local”, informou a SDS.

A reportagem procurou a Arquidiciose de Olinda e do Recife para se pronunciar, mas ainda não obteve respostas. O espaço está aberto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: