X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Campanha contra importunação sexual nos transportes coletivos chega ao TIP

Terminal Integrado de Passageiros (TIP) recebe ação nesta quarta-feira (19)


Imagem ilustrativa da imagem Campanha contra importunação sexual nos transportes coletivos chega ao TIP
Terminal Integrado de Passageiros foi escolhido por conta do aumento da demanda no período junino |  Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Mulher e a Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) realizarão nesta quarta-feira(19), às 7h da manhã, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, uma campanha educativa sobre importunação sexual nos transportes coletivos e nas festas de rua, como o São João. O Brasil registra pelo menos 52 denúncias de importunação sexual por dia, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Animadas pela quadrilha junina Amigos do Furação, da Linha do Tiro, no Recife, técnicas da secretaria estarão explicando para os passageiros sobre como identificar o crime de importunação, proteger a vítima, denunciar esse tipo de violência e buscar ajuda. Serão entregues mais de três mil cartilhas educativas com os telefones das delegacias especializadas das mulheres e o telefone da Ouvidoria da Secmulher, o 0800.281.81.87.

CHAMAR A ATENÇÃO

A secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, que também participará da ação no terminal de ônibus, destaca a importância de levar esse tipo de informação para toda a população. “As mulheres precisam saber que importunação sexual é crime com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão. E que existe uma rede de serviços de proteção para garantir os seus direitos. Além de orientar a população, também estamos fazendo formações com os motoristas de transportes coletivos, para que eles possam identificar esse tipo de crime e auxiliarem a vítima”, destacou a secretária.

O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade sobre as diversas formas de violência sexual contra as mulheres, entre elas a importunação sexual, que pode acarretar consequências como: depressão, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, isolamento, culpa, ideação suicida, vergonha, irritabilidade, entre outros prejuízos de curto e longo prazo.

Serviço:

Mobilização contra Importunação Sexual nos Ônibus e Festas de Rua

Local: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado

Dia: 19/06 (quarta-feira)

Horário 7h da manhã

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: