Afya Jaboatão celebra formatura da 1ª turma do Programa Mais Médicos em Pernambuco
O programa habilita médicos para atuar no Sistema Ùnico de Saúde
Escute essa reportagem
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão realizou, nesta terça-feira (12), uma solenidade marcante para celebrar a formatura da primeira turma de medicina do Programa Mais Médicos (PMM) em Pernambuco.
O evento, que aconteceu na sede da instituição em Jaboatão dos Guararapes, reuniu autoridades e apresentou 31 profissionais de medicina, agora habilitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento, que aconteceu na sede da instituição em Jaboatão dos Guararapes, reuniu autoridades e apresentou 31 profissionais de medicina, agora habilitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso, oferecido pela instituição desde 2018, integra a iniciativa federal de ampliação do número de vagas de medicina no país. Além disso, visa atender às demandas do município de Jaboatão dos Guararapes em cinco programas de residência médica, abrangendo áreas como ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica geral e cirurgia geral.
“Esse é um momento de muita importância, é a oportunidade de refletirmos, avaliarmos tudo que foi realizado ao longo dos últimos seis anos. Essa parceria entre a academia e a gestão pública trouxe benefícios que nós já temos a certeza da transformação no município.”, destaca a diretora geral da Afya Jaboatão, Vanessa Piasson.
Diversas autoridades que desempenharam papel fundamental na implantação da instituição de ensino no município marcaram presença na ocasião.
Entre os participantes, estavam a Secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, o prefeito Luiz (Mano) Medeiros, a Secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Vidal, e o ex-Prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, juntamente com diversos membros do Grupo Afya.
“A caminhada não foi fácil, mas, juntos, nós conseguimos chegar até aqui. Jaboatão foi campeão Nacional com o COAPES, que é um contrato organizativo de ação pública de ensino e serviço, o que muito nos orgulha. Temos um time e estrutura que nos coloca como o município brasileiro que tem essa honra, que mais do que formar médicos preocupados com a saúde, se preocupa com as questões sociais e sanitárias”, comentou a Secretária de Saúde, Zelma Pessoa.
Além das homenagens e entrega de placas aos políticos locais, a solenidade enfatizou o impacto positivo da instituição para o município em diversas frentes. No âmbito do Programa Mais Médicos (PMM), destacou-se a concepção do curso, elaborado por meio de um projeto pedagógico que não apenas atende às diretrizes curriculares do curso de medicina, mas também proporciona uma leitura abrangente do contexto educacional, social e de saúde local, oferecendo uma proposta de formação em total sinergia com as reais demandas da saúde.
Além disso, foram ressaltadas a implementação de bolsas de estudo, a criação do programa de residência médica, o aprimoramento da preceptoria dos profissionais de clínicas e a elevada qualificação dos professores para graduação e extensão. Destacou-se ainda a existência de laboratórios com estruturas excelentes e a realização de reformas nas unidades de saúde da região.
O encerramento do evento contou com uma palestra especial da médica pediatra, comunicadora em saúde, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Escobar. O tema abordado foi "Inovação e Responsabilidade na Formação Médica: Avanços de um Futuro Imediato". Segundo a doutora, o grande desafio dos novos médicos atualmente é o domínio do conhecimento clínico, que duplica a cada dois meses no mundo.
“É preciso assimilar essas informações de forma que o novo doutor traduza esse conhecimento para o bem do paciente, com compreensão e empatia dos problemas de cada um. Isso se torna um desafio ainda maior no Brasil, um país continental, totalmente heterogêneo na sua composição e nas suas características, principalmente diante de regiões favorecidas e outras desfavorecidas”, ressalta Ana Escobar.
A expansão dos cursos e vagas de medicina tem sido uma política pública em constante desenvolvimento desde 2013, notadamente após a promulgação da Lei nº 12.871/2013, conhecida como a Lei dos Mais Médicos.
O aumento no número de vagas nos cursos de medicina está diretamente ligado à reorganização da oferta do curso e de vagas para residência médica, com foco nas regiões de saúde que apresentam uma menor relação de vagas e médicos por habitante.
A autorização para o funcionamento de cursos de graduação em medicina por instituições de educação superior privadas segue um processo que inclui um chamamento público, sendo uma prerrogativa do Ministério da Educação.
Outros detalhes sobre a Afya
A Afya Jaboatão integra o Grupo Educacional Afya, que há mais de duas décadas forma profissionais da medicina em cidades de pequeno e médio porte por todo o país, com o propósito de transformar a saúde em colaboração com aqueles que veem a medicina como vocação.
No ano de 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos nas áreas de medicina, saúde e outros campos do conhecimento, beneficiando as comunidades ao redor dos campi. Esse esforço foi possível graças a 662 parcerias estabelecidas para cenários de prática, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Comentários