X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

UE: líderes insistem que nenhuma decisão sobre Ucrânia pode ser tomada sem participação do país


Ouvir

Escute essa reportagem

Líderes da União Europeia (UE) insistiram que decisões sobre o futuro da Ucrânia não podem ser tomadas sem o consentimento do país e que questões de segurança da Europa devem contar com a participação de europeus, em cúpula realizada na quinta-feira, 19, em Bruxelas. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, estava presente.

"Somente a Ucrânia como o país agredido pode definir legitimamente o que significa paz - e se e quando as condições forem atendidas para negociações confiáveis", disse o presidente do Conselho Europeu e anfitrião da cúpula, António Costa. "Agora é o momento de fortalecer a Ucrânia para todos os cenários".

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse que é importante "garantir ajuda de longo prazo à Ucrânia" e o primeiro-ministro de Luxemburgo, Luc Frieden, afirmou que o futuro ucraniano deve ser decidido na Europa.

Zelenski pontuou que Kiev precisa que a União Europeia e os Estados Unidos permaneçam unidos no próximo ano e que "somente juntos os Estados Unidos e a Europa podem parar Putin e salvar a Ucrânia". Para ele, a única garantia de segurança efetiva continua sendo a filiação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: