X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Segundo avião da FAB decola para resgatar brasileiros em Israel

Itamaraty informou que cerca de 1.700 brasileiros pediram para voltar de Israel nos aviões da FAB


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Segundo avião da FAB decola para resgatar brasileiros em Israel
O avião, um KC-30, partiu de Brasília às 16h20 desta segunda-feira (9), para a operação de resgate |  Foto: Reprodução/Instagram/Força Aérea Brasileira (FAB)

Mais uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou para o resgate de brasileiros em Israel e na Palestina.

O avião, um KC-30, partiu de Brasília às 16h20 desta segunda-feira (9), para a operação de resgate. Esta aeronave vai, primeiro, até Roma, na Itália, e tem previsão de 11h30 de voo.
O Itamaraty informou que cerca de 1.700 brasileiros pediram para voltar de Israel nos aviões da FAB.

Estão previstos 15 voos de repatriação até o momento, disse Frederico Meyer, embaixador do Brasil em Israel, em entrevista à GloboNews. "Todos que quiserem regressar, regressarão", acrescentou o embaixador.

Um primeiro avião enviado pela FAB saiu da base aérea de Natal no domingo (8), e pousou em Roma, na Itália, na manhã desta segunda-feira (9), anunciou o governo. Na missão, coordenada pela FAB e pelos ministérios da Defesa e Relações Exteriores, estarão disponíveis ao menos outro KC-30, 02 KC-390 e 02 VC-2.

O primeiro voo com os brasileiros resgatados deve deixar Israel nesta terça-feira (10) à tarde, segundo a CNN.

Maioria do grupo de brasileiros é formada por turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, diz a nota do Ministério das Relações Exteriores. Candidatos serão ordenados em listas, com prioridade para quem mora no Brasil e não tem passagem aérea.

A pasta recomenda que todos que têm passagens ou condições de comprá-las embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, que continua a operar.

VOLTA PARA O BRASIL

O governo Lula (PT) anunciou no domingo (8) um plano para repatriar brasileiros que estão em Israel e na Palestina. A medida foi informada pelo ministro da Defesa, José Múcio, e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, após reunião no Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com Damasceno, a primeira aeronave, com capacidade de 220 passageiros, vai partir para Tel Aviv até terça-feira (10). A coordenação da missão será feita junto às embaixadas brasileiras na região, que montará a lista de passageiros que desejam ser repatriados.

A embaixada brasileira em Tel Aviv disponibilizou um formulário em seu site para os brasileiros interessados em retornar pelos voos da FAB. O Itamaraty diz que os voos são destinados prioritariamente aos brasileiros que moram no Brasil e não tenham passagens emitidas ou voos confirmados por companhias aéreas comerciais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: