X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Premiê do Reino Unido anuncia aumento dos gastos com defesa para 2,5% do PIB até 2030


Ouvir

Escute essa reportagem

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, realizou nesta terça-feira, 23, coletiva de imprensa com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, para anunciar um novo orçamento de defesa, segundo o qual o país irá ampliar seus gastos com o setor para 2,5% do PIB até 2030. A mudança irá adicionar 23 bilhões de libras no orçamento da área nos próximos seis anos. "Os aliados concordaram no ano passado que 2% do PIB é o mínimo. E, mais uma vez, o Reino Unido lidera pelo exemplo", afirmou Stoltenberg.

"O seu anúncio de apoio adicional, incluindo mais munições, defesa aérea e capacidades de ataque de precisão profunda mostra mais uma vez o compromisso do povo britânico para com a Ucrânia", afirmou. "Na Otan, estamos agora abordando a forma de colocar o nosso apoio à Ucrânia numa base mais robusta e previsível, inclusive com um compromisso financeiro plurianual", disse o secretário.

"Hoje é um ponto de virada para a segurança europeia e um momento marcante na defesa do Reino Unido. É um investimento geracional na segurança e na prosperidade britânicas, que nos torna mais seguros em casa e mais fortes no exterior", afirmou Sunak. "Isto estabelece um novo padrão a ser seguido por outras grandes economias europeias da Otan. Se todos os países da Otan dedicassem pelo menos 2,5% do seu PIB à defesa, o nosso orçamento coletivo aumentaria em mais de 140 bilhões de libras", acrescentou.

Segundo Stoltenberg, "a boa notícia é que tivemos um aumento significativo no último ano. Espero que dois terços dos aliados estarão nos 2% de gastos, o que não é de todo, mas é significativamente melhor do que há apenas alguns anos. E espero que todos os aliados que ainda não atingiram os 2% aproximem-se dos 2%", afirmou.

A coletiva ocorreu na Polônia, onde Sunak se reuniu ainda com o primeiro-ministro do país, Donald Tusk.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: