X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Nos EUA, furacão Idalia é elevado à categoria 4, ao se aproximar da Flórida

Ventos máximos podem chegar a 209 km/h


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nos EUA, furacão Idalia é elevado à categoria 4, ao se aproximar da Flórida
Imagens do furacão |  Foto: Reprodução/Administração Oceânica e Atmosférica Nacional

O furacão Idalia se fortaleceu à categoria 4, no início desta quarta-feira (30), com ventos máximos sustentados de 209 km/h, enquanto se aproximava da costa da Flórida. O Centro Nacional de Furacões dos EUA afirmou que a tempestade se intensificava rápido, conforme ela se aproximava da região de Big Bend, da Flórida.

Às 5 horas (horário local), o furacão estava localizado cerca de 100 quilômetros a oeste de Cedar Key, pequena ilha na costa oeste do Estado americano.*

O Idalia começou como uma tempestade tropical e se tornou um furacão na segunda-feira (28), de acordo com as previsões do NHC - o que colocou a província cubana de Pinar del Rio em alerta.

A tempestade tropical começou a se mover para o norte e estava previsto para chegar na Flórida como um furacão "perigoso" de categoria 3, nesta quarta-feira (30), com ventos máximos sustentados entre 178 e 208 km/h, de acordo com o NHC.

Ron DeSantis, governador da Flórida e candidato à presidência dos EUA, declarou estado de emergência em 46 condados devido à ameaça de Idalia e anunciou evacuações em partes do oeste.

"Este será um furacão poderoso e certamente afetará o Estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Portanto, por favor, sigam as orientações de suas autoridades locais", disse DeSantis em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

"Isso pode custar a vida de alguém, pode custar seu sustento", acrescentou o governador. "Essa é uma batalha contra a Mãe Natureza, e não é algo que você queira enfrentar".

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com DeSantis e aprovou uma declaração de emergência para a Flórida, que garante ajuda federal para lidar com o furacão.

Em setembro do ano passado, o furacão Ian, de categoria 5, matou cerca de 150 pessoas e causou graves danos à propriedade ao passar pelo sudoeste da Flórida.

*Fonte: Dow Jones Newswires.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: