X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Na Bolívia, Lula diz que instituições do país mostraram força contra golpe


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 9, na Bolívia, que as instituições do país andino demonstraram força contra a tentativa de golpe do mês passado. Ele deu as declarações ao lado do presidente boliviano, Luis Arce, durante uma visita ao local.

"Instituições bolivianas mostraram seu valor frente a uma grave ameaça", disse Lula. "Assim como no Brasil, a democracia boliviana prevaleceu após um longo caminho entrecortado por golpes e ditaduras", declarou o brasileiro.

Lula e Arce afirmaram que está começando um novo momento da relação entre os dois países, com mais integração. A Bolívia acaba de entrar no Mercosul. Segundo o presidente brasileiro, ele e o líder boliviano terão um canal direto de comunicação para implantar medidas de integração.

"A partir de agora nós decidimos que vamos nos telefonar uma vez a cada dois meses. Cada problema que os ministros tiverem na execução dos nossos programas a gente precisa saber imediatamente", disse o petista.

Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o presidente boliviano, Luis Arce, manifestou intenção de colocar seu país dentro do bloco dos Brics. Segundo Lula, o Brasil vê a inclusão como positiva.

As declarações foram dadas depois de reunião bilateral entre Lula e Arce. O presidente brasileiro disse que houver conversas sobre aumentar investimentos na área de gás para aumentar a exportação do produto boliviano para o Brasil. Segundo o petista, também está em discussão a construção de um fábrica de fertilizantes na região da fronteira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: