X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Hong Kong: comparecimento às urnas cai para menos de 30% em eleições com novas regras de Pequim


Ouvir

Escute essa reportagem

O comparecimento dos eleitores caiu para menos de 30% nas primeiras eleições para o conselho distrital de Hong Kong desde que as novas regras, introduzidas sob a orientação de Pequim, efetivamente excluíram todos os candidatos pró-democracia. O número estabelece um recorde de baixa desde que a ex-colônia britânica voltou ao domínio chinês, em 1997.

De acordo com dados oficiais desta segunda-feira, 27,5% dos 4,3 milhões de eleitores registrados votaram nas urnas no domingo - significativamente menos do que o recorde de 71,2% que participaram das últimas eleições realizadas no auge dos protestos contra o governo em 2019. Naquele ano, o campo pró-democracia venceu o pleito com uma vitória esmagadora, em uma clara repreensão à forma como o governo lidou com os protestos.

Agora, espera-se que os candidatos leais a Pequim assumam o controle dos conselhos distritais após as eleições do último domingo, com os resultados mostrando que os grandes partidos pró-governo ganharam a maioria dos assentos eleitos diretamente.

Durante a corrida eleitoral os candidatos tiveram que seguir as novas regras eleitorais de Pequim, que incluem garantir o endosso de pelo menos nove membros de comitês nomeados pelo governo, tornando praticamente impossível a candidatura de qualquer candidato pró-democracia. Uma emenda aprovada em julho também reduziu a proporção de assentos eleitos diretamente de cerca de 90% para cerca de 20%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: