X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

EUA diz que passagem entre Gaza e Egito será aberta para ajuda humanitária

Anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken


Ouvir

Escute essa reportagem

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou a reabertura da passagem de Rafah, cidade localizada na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, para permitir a passagem de itens de ajuda humanitária. Ele mencionou que os Estados Unidos, em coordenação com a ONU, Egito e Israel, preparam-se para fornecer assistência às pessoas necessitadas.

"Estamos agora muito ativamente envolvidos com países da região, com as Nações Unidas e com Israel, para garantir, da melhor maneira possível, que as pessoas possam sair do caminho do perigo e que a assistência de que precisam, como comida, água e remédios, possa entrar", disse ele, que tem tentado possibilitar a passagem de americanos em Gaza por Rafah.

Egito resiste a abrir a passagem por Rafah porque teme um êxodo de centenas de milhares de palestinos para o deserto de Sinai, no país.

Ontem, os EUA também tinha afirmado que haveria abertura para saída de estrangeiros de Gaza, mas não aconteceu, dado que não houve acerto entre o governo no Cairo e o de Tel Aviv, em Israel. Segundo o embaixador brasileiro na Cisjordânia, Alessandro Candeas, o comboio dos brasileiros foi desfeito na última hora após aviso dado pelos israelenses, que controlam a "porta de saída" de Gaza, enquanto os egípcios operam a "de entrada" de seu país.

Blinken retornará a Israel na segunda (16) para discutir "o caminho a seguir" após vários dias de diplomacia e vaivém entre os estados árabes, que, segundo ele, compartilham a determinação dos EUA de garantir que o conflito entre Israel e o grupo militante palestino Hamas não se espalhe para outras partes da região.

O principal diplomata dos EUA chegou a Israel na quinta-feira - enquanto o país se preparava para uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza - e também esteve no Catar, Jordânia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito.

Imagem ilustrativa da imagem EUA diz que passagem entre Gaza e Egito será aberta para ajuda humanitária
Confronto entre Israel e o grupo militante palestino Hamas |  Foto: Reprodução

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: