X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

China: Xi propõe estreitamento de laços com líderes africanos em fórum

Presidente chinês Xi Jinping prometeu aos líderes africanos bilhões de dólares em empréstimos e investimentos privados nos próximos três anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem China: Xi propõe estreitamento de laços com líderes africanos em fórum
China: Xi propõe estreitamento de laços com líderes africanos em fórum |  Foto: Pixabay

Dezenas de líderes africanos se reuniram nesta quinta-feira, 5, em Pequim para uma cúpula que sinaliza a influência da China em um continente que ela espera que seja um aliado-chave para resistir a uma ordem global liderada pelos EUA. O presidente chinês Xi Jinping prometeu aos líderes africanos bilhões de dólares em empréstimos e investimentos privados nos próximos três anos e propôs que as relações com todos os países africanos que têm laços diplomáticos com a China sejam elevadas ao nível "estratégico".

"Estamos lado a lado para defender firmemente nossos direitos e interesses legítimos", disse ele na cerimônia de abertura do Fórum de Cooperação China-África.

A China se tornou um grande player na África desde que o fórum foi fundado em 2000. Suas empresas investiram pesadamente em mineração para os recursos que a indústria chinesa precisa, e seus bancos de desenvolvimento fizeram empréstimos para construir ferrovias, estradas e outras infraestruturas sob o programa Cinturão e Rota.

Os líderes africanos acolheram a assistência da China, mas estão pressionando por um alinhamento mais próximo da ajuda com as metas de desenvolvimento do continente. Eles estão buscando industrializar suas economias e expandir as exportações agrícolas para reduzir o déficit comercial com a China.

"No contexto do nosso esforço de industrialização, o portfólio de investimentos privados na África deve ser suficientemente diversificado para se estender além do campo tradicional de mineração e recursos energéticos", disse Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana, discursando no fórum em francês.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: