X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Austrália estuda caça aos gatos, toque de recolher e até eutanásia dos bichos

Governo da Austrália estuda limitar número de felinos por casa, já que os animais são considerados ameaça a biodiversidade do país


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Austrália estuda caça aos gatos, toque de recolher e até eutanásia dos bichos
Felinos vivem uma guerra com governo australiano desde 2015: questionário será enviado à população, com perguntas como “Devemos ter um toque de recolher para gatos?” |  Foto: © ShutterStock

O problema dos gatos na Austrália é antigo – pelo menos desde 2015 – e, agora, assume contornos mais extremos. O governo australiano anunciou novas medidas para conter a espécie, considerada invasora. O planejamento prevê autorizar ações como a eutanásia e a caça de felinos encontrados na natureza.

O plano de ação foi divulgado pela ministra do Meio Ambiente da Austrália, Tanya Plibersek. A ideia é diminuir o número de gatos selvagens, aqueles que não são cuidados por um dono.

Veja mais notícias Internacionais aqui

Para isso, o documento prevê autorizar a eutanásia desses animais, se encontrados abandonados, bem como criar grupos de treinamento para caçadores amadores poderem atirar nos felinos caso encontrem-nos.

Gatos domésticos também foram contemplados com novas regras. A ideia é limitar o número de gatos por família, obrigar os proprietários a manterem os animais em casa durante a noite e criar áreas livres de gatos, uma vez que os felinos domesticados podem se tornar selvagens caso fujam ou sejam abandonados.

O documento foi liberado para consulta pública até o dia 11 de dezembro deste ano.

Um questionário será enviado à população, com perguntas como “Devemos ter um toque de recolher para gatos?” e “Os governos locais deveriam ter mais oportunidades de restringir a posse de gatos em sua área?”.

Segundo o governo australiano, gatos selvagens matam quase 3 bilhões de animais nativos da Austrália por ano. Sua predação é uma ameaça para mais de 200 espécies com risco de extinção.

“Gatos selvagens representam uma das maiores ameaças para a nossa biodiversidade nativa”, explicou a ministra Tanya Plibersek.

Uma das principais investigadoras do país sobre o impacto dos gatos, a professora Sarah Legge, da Universidade Nacional Australiana, afirma que os australianos, quando comparado aos outros países, aceitam melhor medidas para conter gatos domésticos.

“Talvez o nosso trabalho seja mais fácil na Austrália, infelizmente, porque perdemos muitas espécies. O público apoia muito mais o manejo de gatos, incluindo os donos de gatos de estimação”, disse.

Saiba mais

Medidas

As novas medidas do governo australiano não incluem ações que ameacem a vida de gatos domésticos.

No entanto, parte das mortes de outras espécies são atribuídas a esses animais.

A ideia do governo australiano é diminuir o número de gatos selvagens, aqueles que não são cuidados por um dono.

Ao jornal New York Times, a pesquisadora Sarah Legge, da Universidade Nacional da Austrália, explicou que os impactos de gatos domésticos e selvagens estão intrinsecamente relacionados.

“Gatos domésticos podem ser abandonados e gatos abandonados podem se tornar selvagens e vice-versa”, disse a pesquisadora.

Pesquisa

Sua pesquisa descobriu que um gato doméstico na Austrália mata, em média 186 mamíferos, pássaros, répteis e sapos por ano, enquanto o selvagem mata 748.

No entanto, como vivem em áreas mais populosas, o número de animais que os gatos domésticos matam por hectare é maior. Se o foco das medidas passará aos gatos domésticos, só o tempo dirá.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: