Vasco volta a São Januário diante do Juventude para se reabilitar no Brasileirão
Clube carioca soma 36 pontos na zona intermediária da tabela
Escute essa reportagem
Depois de mais de um mês fora de São Januário, o Vasco volta ao seu 'caldeirão' pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 21h, enfrenta o Juventude para se reencontrar com a vitória e seguir sonhando com o G-6, zona de classificação à Libertadores. Os gaúchos também miram reabilitação nesta 29ª rodada para seguir com vantagem para a zona de rebaixamento.
O último jogo do Vasco em seu estádio pelo Brasileirão foi em 26 de agosto, quando venceu o Athletico-PR por 2 a 1. No dia 29, reencontrou o adversário, mas pela Copa do Brasil, vencendo pelo mesmo placar. Depois, não jogou no local em nenhuma competição.
Neste meio tempo, venceu o Vitória, por 1 a 0, e empatou com o Flamengo por 1 a 1 como visitante. Foi derrotado pelo Palmeiras, por 1 a 0, mas mandou o jogo em Brasília (DF). Na última rodada, empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro em Belo Horizonte (MG). Com isso, soma 36 pontos na zona intermediária da tabela.
No meio de semana, o Vasco perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1, de virada, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, em Belo Horizonte (MG). O desafio do técnico Rafael Paiva é manter a confiança dos jogadores para se reabilitar no Brasileirão. Como o jogo de volta com os mineiros é só em 19 de outubro, deve escalar o que tem de melhor.
Na partida pela Copa do Brasil, o Vasco teve um ponto muito positivo e outro muito negativo. O meia Philippe Coutinho fez sua melhor atuação, foi coroado com um gol e deve seguir como titular. Na defesa, porém, Léo voltou a ser criticado após falhas nos dois gols, principalmente no segundo. Com isso, João Victor pode voltar ao time, formando o setor com Maicon.
Certo mesmo é que o volante Mateus Carvalho é desfalque por expulsão e Sforza aparece como substituto natural. Paulinho, Adson e Guilherme Estrella seguem no departamento médico. Jair até foi relacionado no jogo em Minas Gerais, mas não jogou e seu retorno ainda é incerto.
Paiva ressaltou a importância do duelo e pediu agressividade ao time. "O Juventude é uma final para nós porque precisamos dar uma resposta no Campeonato Brasileiro. E temos o jogo contra o São Paulo ainda antes de pensar no Atlético-MG de novo. Temos jogado no limite do erro e tentado ser mais agressivo. Vamos continuar dessa forma."
O Juventude, focado apenas no Brasileirão, também quer reencontrar a vitória. Nas duas últimas rodadas, perdeu para o Vitória, por 1 a 0, fora de casa, e empatou por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, em casa. Fora de Caxias do Sul (RS), o jejum é de três jogos. Antes do Vitória, perdeu para o Atlético-GO, por 2 a 1, e empatou sem gols com o Cuiabá. Com isso, tem 33 pontos, ainda preocupado com a zona de rebaixamento.
O técnico Jair Ventura, que volta de suspensão, tem alguns problemas. O setor de marcação no meio-campo é o grande problema, pois os volantes Ronaldo, titular, e Thiaguinho, substituto imediato, estão lesionados. Os favoritos são Luís Oyama e Dudu Vieira, que disputam a vaga.
Na parte de criação, o veterano Nenê foi liberado para resolver problemas pessoais e Jean Carlos está em fase final de recuperação. Assim, Luis Mandaca aparece como opção. A boa notícia é que o zagueiro Zé Marcos e o atacante Lucas Barbosa retornam de suspensão e serão titulares. No setor ofensivo, Erick Farias, recuperado de lesão, foi relacionado e, se for titular, entra no lugar de Edson Carioca.
FICHA TÉCNICA
VASCO X JUVENTUDE
VASCO - Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Sforza e Philippe Coutinho; Puma Rodríguez, Vegetti e Emerson Rodríguez. Técnico: Rafael Paiva.
JUVENTUDE - Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Luis Oyama (Dudu Vieira), Jadson e Luis Mandaca; Edson Carioca (Erick Farias), Gilberto e Lucas Barbosa. Técnico: Jair Ventura.
ÁRBITRO - Caio Max Augusto Vieira (RN).
HORÁRIO - 21h.
LOCAL - Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Comentários