X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Sérvia é punida pela Uefa por comportamento racista de seus torcedores na Liga das Nações


Ouvir

Escute essa reportagem

A Uefa, órgão que organiza o futebol europeu, puniu, nesta sexta-feira, a Federação de Futebol da Sérvia por atos racistas de seus torcedores em dois jogos da Liga das Nações, incluindo a tentativa de queimar uma bandeira da Albânia na Suíça.

A entidade impôs multas totalizando 263 mil euros (cerca de R$ 1,6 milhão) por comportamento discriminatório nas arquibancadas, Além disso, a Uefa e proibiu a Sérvia de vender ingressos nos próximos dois jogos da seleção como visitante e fechará setores do estádio em duas partidas como mandante em suas competições. A medida começará a valer em março, quando os sérvios enfrentarão a Áustria pela Liga das Nações em jogos eliminatórios.

Em 15 de novembro, torcedores sérvios foram filmados tentando atear fogo em uma bandeira da Albânia no empate por 1 a 1 com a Suíça, fora de casa. O confronto tem alta carga de tensão política, uma vez que a seleção suíça conta com jogadores de origem albanesa e kosovar, como o capitão Granit Xhaka. Três dias depois, no empate por 0 a 0 com a Dinamarca, em Leskovac (SER), a Uefa observou novos incidentes, incluindo a exibição de uma "faixa ilícita".

Essa não foi a primeira vez que a Sérvia é punida por condutas indevidas de seus torcedores, sendo alvo da Uefa e da Fifa, por atos racistas realizados durante jogos da Eurocopa-2024, na Alemanha, e da Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Nesta sexta-feira, o sorteio das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026 colocou Sérvia e Albânia na mesma chave. As duas seleções se enfrentarão pela primeira vez, no próximo ano, desde a briga generalizada que suspendeu o último confronto, em Belgrado, pelas Eliminatórias da Euro-2016. Na ocasião, um drone com mensagens políticas sobrevoou o campo no final do primeiro tempo e causou tumulto no campo e na arquibancada.

Na próxima segunda-feira, o Comitê Executivo da Uefa deve confirmar Sérvia e Albânia como coanfitriãs do Campeonato Europeu sub-21 em 2027.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: