X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Se confirmada lesão de ligamento, Neymar deve ficar no mínimo 6 meses sem jogar

Jogador sofreu uma entorse no joelho esquerdo na derrota por 2 a 0 do Brasil, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Se confirmada lesão de ligamento, Neymar deve ficar no mínimo 6 meses sem jogar
Lesão deve tirar o jogador das próximas rodadas das eliminatórias para a Copa |  Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo

A lesão sofrida pelo atacante Neymar no jogo contra o Uruguai na noite de terça-feira (17) pode manter o astro da seleção brasileira afastado dos gramados até meados de 2024. O jogador sofreu uma entorse no joelho esquerdo na derrota por 2 a 0 do Brasil, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A avaliação clínica preliminar dos médicos da seleção apontou suspeita de rompimento do ligamento cruzado anterior.

Coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo), Júlio Cerca Serrão afirma que, considerando o movimento de Neymar que ocasionou a lesão, com a fixação e o posterior giro do pé preso no gramado, o rompimento do ligamento cruzado anterior é bastante provável.

"Se ele não rompeu, é porque é um cara de muita sorte", diz Serrão, acrescentando que será preciso aguardar os resultados dos exames para confirmar a lesão e se outras regiões do corpo do jogador também foram afetadas. Segundo o especialista, é comum que o menisco também fique comprometido quando ocorre uma lesão desse tipo.

O camisa 10 deve fazer exames em São Paulo nesta quarta-feira (18) no início da tarde, com a expectativa de que os resultados sejam conhecidos até o final do dia.

De acordo com Serrão, confirmado o rompimento do ligamento, o prazo para a volta do jogador aos gramados é de, pelo menos, seis meses. O mais comum, no entanto, é que sejam necessários entre oito e 12 meses até que o astro da seleção retorne ao campo, diz o especialista.

Neymar tem sofrido com um longo histórico de lesões nos últimos anos. Considerando a sofrida na derrota para o Uruguai, ele já soma 17 lesões que o tiraram de ação desde 2014.

Só neste ano, ele já ficou afastado por cerca de seis meses, tendo desfalcado o PSG entre meados de fevereiro e agosto, depois de ter torcido o tornozelo em partida contra o Lille, pelo campeonato francês.

Ele teve problema parecido na Copa do Mundo do Qatar e não atuou diante da Suíça e Camarões, ainda na fase de grupos. Mesmo quando retornou, nas oitavas de final contra a Coreia do Sul, não estava em condições máximas.

A lesão deve tirar o jogador das próximas rodadas das eliminatórias para a Copa, em novembro, quando a seleção brasileira, atual terceira colocada, enfrentará a Colômbia fora de casa e pegará a líder Argentina, de Lionel Messi, no Maracanã.

Pelo Al Hilal, onde fez sua estreia no dia 15 de setembro, a volta deve ocorrer apenas quando o campeonato saudita já estiver perto do fim. A última rodada do torneio está prevista para 27 de maio de 2024. Caso os exames confirmem o rompimento do ligamento cruzado anterior, o retorno do camisa 10 aos gramados deve se dar entre abril e julho do ano que vem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: