X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Quem é o saxofonista da Eurocopa que virou meme? Conheça Andre Schnura


Ouvir

Escute essa reportagem

Se você navegou nas redes sociais nos últimos dias, deve ter se deparado com vídeos de um saxofonista tocando seu instrumento e animando a torcida alemã nas Fanzones da Eurocopa 2024. O responsável pelas canções que estão embalando os torcedores europeus, e viralizando nas redes sociais, se chama Andre Schnura e tem uma história e tanto para contar.

Munido de óculos escuros, uma camisa da seleção alemã de Rudi Völler, pintura facial nas cores da bandeira da Alemanha e um saxofone preto fosco, o músico alemão se tornou a sensação do torneio ao comandar a festa da torcida alemã. Em dias de jogo do time de Toni Kroos, o jovem agita a torcida com sua música nos arredores dos estádios.

Sua interpretação de covers de músicas, em especial da canção "Samba de Janeiro", da banda alemã Bellini, conquistou o coração de seus compatriotas e, em pouco tempo, do mundo todo por meio das redes sociais.

Os vídeos do saxofonista regendo a festa alemã viralizaram nas redes sociais. Atualmente, Schnura conta com mais de 280 mil seguidores no Instagram e quase meio milhão de seguidores no TikTok.

O sucesso, no entanto, é repentino. Nas redes sociais, o saxofonista revelou que foi demitido da escola onde lecionava há seis anos pouco tempo antes do início do torneio. O revés não desmotivou o músico, que resolveu sair de sua zona de conforto e se apresentar na rua durante o torneio continental.

Outro detalhe curioso é que o belo saxofone preto utilizado por Schnura é um modelo desenvolvido pelo próprio saxofonista. Em 2018, ele e um amigo de infância fundaram a empresa Stalaxy, uma marca de saxofones pretos que quer tornar o instrumento "cool".

A recente viralização alavancou as vendas da marca e, para aproveitar o súbito interesse, Schnura anunciou que doará 150 euros (cerca de R$ 881) para cada unidade vendida de um saxofone Stalaxy. A ONG escolhida foi a "Toni Kroos Stiftung", ou Fundação Toni Kroos em português, organização do meio-campista alemão que cuida de crianças com doenças graves.

Com a classificação da Alemanha para as oitavas de final, a presença de Andre Schnura no pré-jogo da partida está sendo exigida por torcedores e o saxofonista parece animado em atender ao pedido da multidão. Em seu Instagram, o músico agradeceu o apoio e o carinho de seus fãs e pediu por união e compreensão entre as torcidas.

Caso a Alemanha chegue à final do torneio, uma petição foi criada para que Schnura se apresente no estádio Olímpico, em Berlim, e toque o hino alemão durante a cerimônia de encerramento.

A "VERSÃO BRASILEIRA"

Um animador de torcida com instrumento de sopro não é novidade em terras brasileiras. Por aqui, desde a década de 80 Dartagnan Jatobá é figurinha carimbada em Jogos Olímpicos, GPs de São Paulo no Autódromo de Interlagos, jogos da seleção de vôlei, Copa Davis, entre outras modalidades. Dartagnan e sua cornetinha fazem parte da história da torcida do Brasil em grandes eventos esportivos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: