X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras faz 110 anos e lista desafios: Brasileirão, eleição, patrocínio e Mundial

Eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, além de declaração ríspida de Abel Ferreira, marcaram os últimos dias do verdão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Palmeiras faz 110 anos e lista desafios: Brasileirão, eleição, patrocínio e Mundial
Palmeiras faz 110 anos e elenca desafios: Brasileirão, eleição, patrocínio e Mundial |  Foto: Reprodução/Instagram @palmeiras

O Palmeiras comemora nesta segunda-feira 110 anos. Ainda que a crise projetada com as eliminações recentes não tenha sido instalada, o clube festeja seu aniversário em um dia muito menos animador do que se esperava quando foi feito o planejamento no início do ano. As frustrações na Copa do Brasil e na Libertadores e as controvérsias e desrespeitosas entrevistas de Abel Ferreira conturbaram o ambiente.

Os 5 a 0 sobre o Cuiabá foram importantes para o Palmeiras resgatar a confiança e seguir sua jornada no Brasileirão, que virou a Copa do Mundo, a sua obsessão. Mas a goleada foi ofuscada por uma declaração ríspida e mal educada do treinador português, que respondeu com grosseria a uma pergunta simples e pertinente da repórter Alinne Fanelli.

"Vocês têm que entender que eu tenho que dar satisfação a três mulheres só. Minha mãe, minha mulher e a presidente do Palmeiras. São as únicas que têm o direito de falar comigo e pedir explicações", disse o técnico, se esquecendo de que tem de dar explicações a 16,5 milhões de palmeirenses. No dia seguinte, ele ligou para a jornalista e reconheceu que sua fala foi infeliz.

Abel é um personagem central do passado, presente e futuro do Palmeiras. Mas há os outros. A importância de Leila Pereira é ainda maior para o destino do clube, sobretudo às questões que extrapolam o campo, casos do patrocínio máster, da briga com a WTorre e da eleição presidencial, na qual a empresária não será candidata única desta vez, mas a mais forte.

A dirigente decidiu presentear os associados do clube social com a apresentação de Ivete Sangalo. A cantora cantou no ginásio para pouco mais de 3 mil pessoas e provocou longas filas, que chegaram até a piscina. "Não é um tropeço que vai desanimar a gente, não. Vamos em busca do tricampeonato do Brasileiro! Nunca houve, na história, um time tricampeão Paulista e tri do Brasileirão na mesma gestão, e nós vamos buscar isso, nós podemos", discursou a mandatária, em cima do palco.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Se Leila Pereira foi eleita a primeira presidente mulher da história do Palmeiras sem adversários na última eleição, no fim de 2021, no próximo pleito, previsto para novembro, ela terá ao menos um oponente. O Palmeiras Avante, movimento que une diversas alas da oposição, definiu que Savério Orlandi será o candidato que enfrentará a empresária.

Na última eleição, Leila foi candidata única, e terminou eleita com 1.897 votos entre os 2.141 presentes no ginásio poliesportivo do clube social. Embora haja um oponente desta vez, a empresária é amplamente favorita a ser reeleita para o próximo triênio.

PATROCÍNIO MASTER

Quarta mulher mais rica do Brasil, segundo a revista Forbes, a presidente patrocina o clube por meio da Crefisa e da FAM desde 2015, é credora da agremiação, dona do avião usado pela delegação para as viagens fora de São Paulo e administra, por meio da Crefipar, a Arena Barueri, estádio que o time usa quando o Allianz Parque não está disponível.

É possível, porém, que as empresas de Leila deixem de patrocinar o clube a partir do ano que vem, como ela sinalizou. "Acho que o Palmeiras precisa caminhar com suas pernas e não deve ficar vinculado a uma marca só. Quero mostrar que o Palmeiras é gigante e eterno. Eu acho que seria saudável nós procurarmos uma marca com credibilidade no mercado", explicou a presidente, em declaração recente.

Ela fará uma proposta, embora ache saudável que o clube tenha novos parceiros exibindo suas marcas na camisa do Palmeiras. As empresas da executiva, que têm acordo exclusivo, isto é, só elas patrocinam a equipe, tem a prerrogativa de cobrir a oferta de outra empresa. Até o momento, casas de apostas são as maiores interessadas e sinalizam com valores maiores do que pagam Crefisa e FAM - o atual contrato rende R$ 81 milhões fixos por temporada e pode alcançar R$ 120 milhões, dependendo do cumprimento de metas.

BRASILEIRÃO, A COPA DO MUNDO DO PALMEIRAS

O Brasileirão virou Copa do Mundo para o Palmeiras em decorrência das eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores. Abel Ferreira e os jogadores creem ser possível replicar em 2024 a campanha memorável do ano passado, quando engatou uma série de vitórias no fim e se valeu da derrocada histórica do Botafogo para erguer a taça. O time tem 44 pontos e é o terceiro colocado. São três a menos que o vice-líder Botafogo e quatro a menos que o líder Fortaleza.

"Se não for para ganhar não estou aqui para nada. Vou repetir o que falei para os meus jogadores: "se eu passar um ano sem título, eu saio". Nós vamos continuar lá, lutando", disse o técnico português.

MUNDIAL DE CLUBES

Existe já um planejamento para o Mundial de Clubes de 2025, chamado de Supermundial. A competição reunirá algumas das equipes mais importantes do mundo, como Real Madrid, Manchester City e Bayern de Munique. Por isso, existe o pensamento de que ganhar será difícil, mas é dever da equipe fazer uma campanha digna. Há uma renovação do grupo em curso justamente por causa da competição intercontinental. Chegaram recentemente Giay, Felipe Anderson e Maurício. Saíram Luan, Luís Guilherme e o jovem fenômeno Endrick.

A ideia é que mais reforços sejam contratados, mas só no ano que vem, e outros atletas saiam. Estêvão, o genial atacante de 17 anos, está vendido ao Chelsea, mas fica até julho e só se despede depois do Mundial.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: