Palmeiras e Flamengo colocam rivalidade à prova em sequência de confrontos
Sorteio da Copa do Brasil fará com que os times se enfrentem três vezes em 12 dias
Escute essa reportagem
As oitavas de final da Copa do Brasil prometem ser quentes. Em sorteio realizado nesta quinta-feira (18) na sede da CBF, no Rio, foram definidos jogos de peso já na próxima fase. A emoção veio logo nas duas primeiras bolinhas, com o atual vice-campeão Flamengo caindo de cara com o Palmeiras, em rivalidade grande dos últimos anos.
Os duelos de ida ocorrem ainda neste mês, no dia 31 de julho, no Maracanã. A volta acontece uma semana mais tarde, na casa do time paulista. Como na fase anterior, duas igualdades e a decisão ocorre nas penalidades.
A rivalidade promete esquentar nas próximas semanas. Em um período de 12 dias, paulistas e cariocas medem forças em três oportunidades. Depois dos confrontos pela Copa do Brasil, os times se encontram pela 22ª rodada do Brasileirão, em 11 de agosto, no Maracanã.
Existe ainda a possibilidade de mais dois confrontos entre eles. Os times estão nas oitavas de final da Copa Libertadores e poderão se encontrar nas semifinais.
As equipes vêm sendo as protagonistas do cenário nacional nos últimos anos, com disputa de diversos títulos, apesar de terem feito um duelo sem graça no primeiro turno do Brasileirão, com 0 a 0 no Allianz Parque.
Na história, o Verdão leva vantagem, com 48 vitórias diante de 43 do time rubro-negro, além de 37 empates. Recentemente, as equipes decidiram a Libertadores de 2021, com vantagem verde, assim como na decisão da Supercopa do Brasil de 2023.
Os rubro-negros ganharam a Supercopa do Brasil de 2021 e já tinham vitória na decisão da Copa Mercosul de 1999. Além disso, disputam o título do Brasileirão deste ano com o líder Botafogo.
Presente no evento, o vice de Futebol do Flamengo, Marcos Braz, avaliou o resultado do sorteio.
“São três confrontos em 10 dias. Acho que, se o Palmeiras pudesse escolher, não escolheria o Flamengo para jogar. Acho que dá a importância do campeonato. Palmeiras há pouco tempo ganhou a Copa do Brasil e o Flamengo também. Se não pega o Palmeiras agora, e o Flamengo conseguisse passar de fase, uma hora provavelmente iria pegar”, disse Braz.
“Todo mundo sabe da rivalidade e o tamanho do Palmeiras nos últimos quatro, cinco anos. É um jogo duríssimo. O primeiro em casa. Bora. É um time que disputa todos os títulos, exatamente como a gente. Não tem choro. Vamos para o jogo”, completou.
O dirigente também falou sobre a possibilidade de reforços. “Se a gente puder acelerar qualquer tipo de processo para que a gente tenha jogadores ainda mais qualificados dentro desses jogos com o Palmeiras, claro que é importante. É isso que a gente vai tentar.”
Para esta fase, quem garantir a vaga às quartas de final vai embolsar R$ 4,515 milhões de premiação. Apenas por participar das oitavas, a equipe já garante R$ 3,4 milhões, um bom reforço de caixa.
Mais confrontos
Outro duelo gigante é entre Corinthians e Grêmio. Apesar de estarem na zona de rebaixamento de Brasileirão, os rivais já definiram duas vezes a Copa do Brasil.
Em 1995, Marcelinho Carioca calou o Estádio Olímpico e deu a primeira das três taças da competição aos paulistas. O troco veio em 2021. Com vitória por 3 a 1, os gaúchos ergueram a taça. A partida de ida será na Neo Química Arena.
O atual campeão São Paulo terá pela frente o Goiás, de quem ganhou em 2008 para erguer seu sexto título do Brasileirão.
Apesar de pegar um rival apenas na nona colocação da Série B e, em tese mais fácil, o São Paulo precisa abrir os olhos diante do Goiás, uma grande pedra no sapato na história. Nos últimos 10 anos, os goianos ganharam três vezes atuando no MorumBis.
No ano passado, antes do rebaixamento, o time do centro-oeste fez 2 a 1 em casa e perdeu fora por 2 a 0. O sorteio colocou o primeiro jogo na capital paulista.
Além desses jogos, o sorteio ainda definiu Atlético/GO x Vasco, Red Bull Bragantino x Athletico-PR, CRB x Atlético/MG, Botafogo x Bahia e Fluminense x Juventude.
Comentários