X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

O que é o ‘Boxing Day’ e por que ele se tornou tradição na Premier League; veja a tabela


Ouvir

Escute essa reportagem

O “Boxing Day” é um feriado religioso festejado em 26 de dezembro, dia seguinte ao Natal, no Reino Unido. A data é importante para os fãs de futebol, que vão aos estádios nos jogos do Campeonato Inglês um dia depois do Natal. As principais ligas de futebol param para as festas de fim de ano, mas não a Premier League, que mantém a tradição de ter uma maratona de partidas nesse período.

Sem concorrências de outras competições, o “Boxing Day” tem um papel importante do ponto de vista comercial, já que costuma alavancar a audiência do futebol da Inglaterra. O feriado é celebrado desde o fim do século XIX no Reino Unido e outros territórios da “Commonwealth” - Comunidade das Nações Britânicas - de que fazem parte 56 países.

Diversas teorias cercam a origem do nome, como o próprio ato de dar presentes, daí o nome Boxing Day, que significa Dia da Caixas, em tradução literal.

No futebol, a tradição de disputar partidas no dia seguinte do Natal é mais que centenária e foi instituída oficialmente em 1871, 11 anos após a primeira partida oficial de futebol na história, entre Hallam FC e Sheffield FC, em 26 de dezembro de 1860. Consolidou-se, desde então, na Premier League, a tradição de ser esta uma atração especial para os fãs do esporte inventado na Inglaterra e aprimorado em vários países, incluindo o Brasil.

Até 1965, alguns jogos eram disputados no dia de Natal. De todas as edições, a mais memorável é a de 1963, em que 66 gols foram marcados em dez partidas no mesmo dia.

O Boxing Day é importante também do ponto de vista comercial, segundo especialistas, mas o excesso de jogos no fim do ano gera tradicionalmente queixas de treinadores e jogadores. Pep Guardiola, técnico do Manchester City, é um dos que mais reclama da exaustiva maratona de partidas.

Desta vez, porém, ele mudou sua postura e, diante da crise que atravessa o seu time, o treinador resolveu determinar que todos atletas dormissem na concentração na véspera da partida, isto é, dia 25. No entanto, normalmente os atletas são liberados para passar a noite natalina em casa com suas famílias.

Neste ano, na Inglaterra, estão previstos mais de 200 confrontos em todas as divisões, desde as torneios semiprofissionais até a Premier League.

Os jogos da Premier League no Boxing Day

Serão oito das dez partidas da 18ª rodada da Premier League para o fã de futebol acompanhar nesta quinta-feira, 26. Entram em campo alguns dos principais times da Inglaterra, como o líder Liverpool, que enfrenta o Leicester em casa, e o vice-líder Chelsea, outro a jogar em seus domínios, diante do Fulham.

Também jogam o Manchester City, que encara o Everton e busca respiro em meio à crise após nove derrotas em 12 jogos, e o Manchester United, outro que tem decepcionado e joga fora de casa, diante do Wolverhampton. Veja as partidas:

Quinta-feira (26/12)

  • 9h30 - Manchester City x Everton - ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
  • 12h - Newcastle x Aston Villa - ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
  • 12h - Nottingham Forest x Tottenham - ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
  • 12h - Southampton x West Ham - Disney+ (streaming)
  • 12h - Chelsea x Fulham - Disney+ (streaming)
  • 12h - Bournemouth x Crystal Palace - Disney+ (streaming)
  • 14h30 - Wolverhampton x Manchester United - Disney+ (streaming)
  • 17h - Liverpool x Leicester - ESPN e Disney+ (streaming).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: