Nacional-URU e pais de Izquierdo não sabiam de antiga arritmia, diz jornal
Na época, o zagueiro era menor de idade e, portanto, a decisão deveria ter sido informada aos responsáveis
Escute essa reportagem
Os pais de Juan Izquierdo e o Nacional, atual clube do zagueiro, não tinham conhecimento que o jogador teve, segundo o secretário de Esporte do Uruguai, um quadro de arritmia aos 17 anos. As informações são do jornal El País.
O clube uruguaio se incomodou com a fala recente de Sebastián Bauzá. O secretário afirmou que o atleta teve uma "pequena arritmia" em 2014, quando atuava pelo Cerro.
O Nacional, além de não ter conhecimento do ocorrido, se irritou com o teor da entrevista. De acordo com o El País, a diretoria considerou o momento "inadequado" para expor o problema.
O departamento médico da equipe rastreou exames antigos de Izquierdo, mas não encontrou qualquer problema. Ele passou pelo clube em 2022 e, após uma passagem pelo Liverpool Montevideo, voltou no início do ano.
Os pais do atleta também, ainda segundo o El País, não sabiam da antiga arritmia. Na época, o zagueiro era menor de idade e, portanto, a decisão deveria ter sido informada aos responsáveis.
"PRATICAMENTE IRREVERSÍVEL"
Marta Echarte, cônsul uruguaia, esteve no Hospital Israelita Albert Einstein nesta segunda-feira (26) e revelou que o quadro de Izquierdo é "praticamente irreversível". Ele passou mal durante o jogo contra o São Paulo, na semana passada, dentro do MorumBis.
"Estivemos com o presidente do Nacional, Alejandro Balbi, e a família de Juan Izquierdo. A situação é muito delicada, praticamente irreversível e estamos aguardando para ver o que vai acontecer nas próximas 48 horas. O dano cerebral é o que mais nos preocupa agora. Falamos com os médicos e no início era um problema cardíaco, uma arritmia cardíaca, mas depois complicou e houve progressão e envolvimento cerebral, é o que relata o relatório médico. Agora eles estão dando assistência respiratória a ele", declarou Marta Echarte à rádio Sport 890, do Uruguai.
Izquierdo tem estado neurológico crítico, segundo o último boletim médico. O zagueiro segue respirando por meio de ventilação mecânica.
O jogador apresentou "progressão do comprometimento cerebral" após exames realizados no último domingo (25). Ele também teve aumento da pressão intracraniana.
Izquierdo teve uma arritmia seguida de parada cardíaca na quinta e precisou ser reanimado. O atleta chegou ao hospital em parada cardíaca, e manobras de ressuscitação foram feitas. Um desfibrilador também foi usado.
Comentários