X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Mundial de Clubes: quais times brasileiros já foram campeões?


Ouvir

Escute essa reportagem

Campeão da Copa Libertadores, o Fluminense terá neste fim de temporada um compromisso inédito: a disputa do Mundial de Clubes, organizado pela Fifa, na Arábia Saudita. O time de Fernando Diniz poderá enfrentar Al-Ittihad e Manchester City, de Karim Benzema e Erling Haaland, respectivamente, em busca do título. Entre os clubes brasileiros, a competição é uma das mais importantes e almejadas - fato que gera enorme rivalidade entre torcedores adversários e uma discussão sem fim sobre o Palmeiras.

O Mundial de Clubes, que tem início nesta terça-feira, com o duelo entre Al-Ittihad e Auckland City, é organizado pela Fifa desde 2000 e de forma ininterrupta a partir de 2005. Além dessas competições, desde 2017 a entidade reconhece, oficialmente, as conquistas dos clubes no torneio Interclubes, realizado entre 1960 e 2004. Ao longo desses anos, seis clubes brasileiros se sagraram campeões ao menos uma vez: Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo.

Dentre os brasileiros, o São Paulo é o maior campeão, com três conquistas. Corinthians e Santos vêm logo atrás, com dois títulos cada. O Santos ganhou o torneio nos tempos de Pelé. Flamengo, Grêmio e Internacional já alcançaram a glória uma vez cada. O time rubro-negro tinha Zico em campo.

Além destes títulos, Palmeiras e Fluminense também disputaram torneios mundiais na década de 1950 e se consideram campeões mundiais, mas ainda buscam reconhecimento junto à Fifa. Em 1951 e 1952, os clubes conquistaram, respectivamente, a Copa Rio, torneio organizado e denominado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) como "Torneio Internacional de Clubes Campeões".

No entanto, quando acatou o pedido da Conmebol sobre o reconhecimento dos títulos mundiais dos clubes sul-americanos, em reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia, Palmeiras e Fluminense não foram contemplados. Em 2014, Joseph Blatter, então presidente da Fifa, afirmou ao Estadão que o "Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes". Isso deu enorme alegria para sua torcida. No entanto, nunca foi oficializado junto à entidade, apesar de já ter tido o reconhecimento do feito exaltado pela própria Fifa nas redes sociais.

O formato do torneio realizado nos anos 1950, com oito clubes, se assemelha àquele que deu origem ao Mundial de Clubes da Fifa. Em 2000, a competição inaugural foi realizada no Brasil, com representantes de cada um dos continentes, além do campeão nacional. A final, no Maracanã, reuniu Corinthians e Vasco, com o primeiro título mundial do time alvinegro paulista, nos pênaltis.

Os rivais do Palmeiras não consideram o Palmeiras campeão mundial e provocam sua torcida. A CBF não se posiciona na discussão. A entidade brasileira, no entanto, unificou em 2010 os títulos nacionais dos times brasileiros. Por isso, por exemplo, que o Palmeiras ganhou neste ano o seu 12º torneio nacional. O Brasileirão tinha outro nome antes de 1971.

ÚLTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO

O Corinthians, além de ter sido campeão no torneio inaugural organizado pela Fifa, também foi o último brasileiro a conquistar o Mundial de Clubes. Em 2012, então comandado por Tite, a equipe derrotou o Chelsea, campeão da Liga dos Campeões, na decisão em Tóquio, no Japão. A vitória por 1 a 0 garantiu o bicampeonato mundial ao clube.

Desde então, Grêmio (2018), Flamengo (2019) e Palmeiras (2021/2022) chegaram à final, mas não conseguiram conquistar a taça. O Fluminense tenta quebrar esse tabu e se tornar o sétimo time brasileiro a se sagrar campeão mundial, reconhecido pela Fifa.

Confira todas as conquistas brasileiras no Mundial de Clubes:

São Paulo: 1991, 1992 e 2005

Corinthians: 2000 e 2012

Santos: 1962 e 1963

Flamengo: 1981

Grêmio: 1983

Internacional: 2006

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: