‘Médicos me perguntam como consigo andar’, diz campeão mundial com a Itália sobre pernas tortas
Escute essa reportagem
Gianluca Zambrotta, campeão mundial com a Itália, em 2006, e ex-jogador do Barcelona, carrega uma condição que torna suas pernas tortas, curvadas para fora. Intitulada como joelho varo, faz com que os joelhos se afastem um do outro ao longo dos anos. Aposentado desde 2014, o ex-atacante afirma que os médicos se surpreendem ao analisar seu caso, além de precisar passar por procedimento para cortar parte de seu osso.
“Com o tempo, minhas pernas ficaram arqueadas. Os médicos olham para mim e me perguntam como consigo andar. Durante minha carreira, não tive nenhuma lesão grave. Fiz três cirurgias nos meniscos internos; atualmente, não tenho nem o esquerdo, nem o direito. Hoje, sou um modelo de laboratório para muitos cirurgiões”, disse o italiano, em entrevista ao podcast Bsmt na última semana.
O ex-jogador precisará passar por um procedimento na perna para corrigir a síndrome das pernas arqueadas. O plano inicial é realizar uma osteotomia, no qual os médicos cortam partes dos ossos do paciente para realinhar e remodelar, adiando a implementação da prótese completa na perna.
“Em breve, vou fazer uma cirurgia em ambos os joelhos. Visitei três ou quatro grandes cirurgiões e eles não me explicam como posso ter esses joelhos ou como posso praticar atividades físicas”, detalhou Zambrotta. “Vou endireitar minhas pernas cortando pequenos pedaços de osso e inserindo placas para não ter de colocar uma prótese total agora, embora eles tenham que colocá-la em mim em alguns anos.”
Comentários