Gabigol é suspenso do futebol por 2 anos
Pena começa a valer a partir de abril
Escute essa reportagem
Gabigol, atacante do Flamengo, foi suspenso por dois anos do futebol por fraude do exame antidoping. O jogador foi julgado nesta segunda-feira (25) pela Justiça Desportiva de Antidopagem (TJD/AD).
Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". A pena começa a valer a partir de abril, no entanto, cabe recurso.
Se prevalecer, a punição vai extrapolar o tempo que Gabigol tem de contrato com o Flamengo. O vínculo atual vence em 31 de dezembro de 2024.
Relembre o caso
O episódio aconteceu em 08 de abril de 2023. Era a véspera de um jogo contra o Fluminense pela final do Carioca. A denúncia aconteceu apenas no final de dezembro pelo comportamento durante um teste surpresa fora de competição, no Ninho do Urubu.
Os oficiais relataram várias situações negativas envolvendo Gabigol. Segundo registro, o jogador ignorou os profissionais antes e depois do treino, usou "linguagem rude" pela irritação e se mostrou indignado por sempre estar na lista.
No fim, o camisa 10 ainda pegou o pote para coletar a amostra sem avisar a ninguém. Gabigol ficou irritado quando o oficial de controle de dopagem o acompanhou ao banheiro, segundo um dos relatórios no processo. Pelas regras, os oficiais precisam ver a genitália do atleta para checar se a urina está saindo dele mesmo e não de uma bolsa acoplada ao corpo, por exemplo. O atacante negou que isso tenha acontecido.
Gabigol teria entregue o pote aberto, contrariando o que o oficial de controle tinha pedido. Naquele dia, o centroavante não foi o único a ser testado. Outros jogadores do Flamengo também foram submetidos ao exame.
Comentários