Xarás frente a frente mais uma vez na final do Capixabão
Após quatro anos, Rio Branco e Rio Branco VN voltam a se enfrentar na final e como finalistas garantiram vagas na Copa do Brasil de 2025
Escute essa reportagem
Após quatro anos, os xarás Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova voltam a se enfrentar na final do Capixabão e, como finalistas do torneio, garantiram também as duas vagas capixabas para a disputa da Copa do Brasil do próximo ano.
Um fato curioso é que a última vez que ambas as equipes estiveram presentes na competição nacional foi, coincidentemente, na mesma temporada - no ano de 2021. Naquela ocasião, o Tricolor Polenteiro caiu logo na primeira fase para o ABC, enquanto o Capa-preta foi eliminado na fase seguinte pelo Vitória/BA.
Leia mais sobre Esporte Capixaba
Mas para garantir as respectivas vagas na Copa do Brasil, os xarás passaram por trajetórias opostas no Capixabão. O Rio Branco SAF se manteve regular e lutando no topo durante toda a primeira fase da competição, tendo assumido a liderança na 5ª rodada para não sair mais. Enquanto isso, o Rio Branco VN lutou contra o rebaixamento até a última rodada.
Após a classificação para a final, o meia Arthur Faria, do Brancão Polenteiro, relembrou a trajetória do time ao longo do torneio.
“Na terceira rodada já estavam colocando a gente na briga para não cair. Tinha muito campeonato ainda para acontecer. Lógico que a gente começou mal, mas a gente sempre teve uma equipe qualificada e o Leomir assumiu e esse resultado tem muito mérito dele também, que levantou o astral da galera. Então estamos colhendo o que a gente plantou lá atrás. Estamos nessa final e vamos em busca do título”, ressaltou o jogador.
Do outro lado, o meia Bruno Cosendey elogiou o planejamento feito pelo clube, que resultou na vaga para a finalíssima.
“O planejamento que está sendo feito vem dando resultado. É um planejamento que começou logo no início, quando começaram a fazer as contratações. Agora é comemorar porque a gente merece e vamos rumo ao título”.
Já com data marcada, as finais do Capixabão serão realizadas no Kleber Andrade. O jogo de ida acontece no próximo domingo (07), enquanto a decisão será no sábado seguinte (13).
Além da vaga na Copa do Brasil, a equipe que levantar a taça garante também o direito de disputar a Série D do Brasileiro e a Copa Verde do próximo ano.
Polenteiro levou a melhor em 2020
Em 2020, Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova também se enfrentaram na final do Capixabão e, naquela ocasião, quem levou a melhor foi o Brancão Polenteiro - que conquistou o primeiro (e único) título estadual da sua história.
A final de 2020 também foi disputada em dois jogos. Na ida, as equipes empataram em 0 a 0, no entanto, na grande decisão, o Rio Branco VN venceu por 1 a 0 e garantiu o título inédito.
Apesar do triunfo contra o xará da capital, o time de Venda Nova não tem o melhor retrospecto contra o Capa-preta.
De acordo com a página Brancopedia, as equipes já se enfrentaram em 26 jogos oficiais e o Rio Branco SAF venceu em 11 oportunidades, enquanto o Polenteiro venceu oito vezes.
Além disso, o Capa-preta está há seis jogos sem perder para o Rio Branco VN, tendo vencido inclusive o último confronto entre as equipes, que aconteceu na 5ª rodada do Capixabão 2024, por 1 a 0.
Ainda assim, o torcedor do Tricolor Polenteiro tem motivos para seguir confiante no título, já que a equipe eliminou fortes oponentes ao longo desta temporada.
Após vencer a luta contra o rebaixamento na 9ª rodada, o Rio Branco VN encarou a tradicional equipe da Desportiva Ferroviária nas quartas de final. Com um empate dentro de casa e uma vitória no Engenheiro Ararioe, o time avançou para as semifinais.
Na sequência, o Polenteiro deixou o Vitória para trás com dois triunfos e se garantiu na disputa pelo título capixaba.
Do outro lado, o Rio Branco SAF apresentou uma das campanhas mais regulares do campeonato ao se manter na liderança durante quase toda a primeira fase.
Nas quartas de final, o maior campeão capixaba eliminou o Nova Venécia. Em seguida, encarou o Porto Vitória e também levou a melhor. Agora o Capa-preta busca seu 38º título estadual após 9 anos sem gritar “É campeão!”.
Finais do Capixabão
Rio Branco VN x Rio Branco (07/04)
17 horas – Kleber Andrade
Rio Branco x Rio Branco VN (13/04)
17 horas – Kleber Andrade
Comentários