Pan de Lima: Maylla e Maíra fazem dobradinha no bodyboarding
Maylla Venturin conquista o ouro e Maíra Viana, a prata, no bodyboarding feminino, durante o Pan-Americano de Lima, no Peru
Escute essa reportagem
A capixaba Maylla Venturin, 48, e a carioca radicada no Espírito Santo, Maíra Viana, 36, conquistaram as duas primeiras posições do bodyboarding feminino, no Pan-Americano de Surfe 2024, que acontece em Lima, no Peru, até domingo (13).
A final da modalidade foi disputada na manhã desta quarta-feira (09), na praia de Punta Rocas, com quatro competidoras e a classificação final, após a soma das duas melhores notas de cada, terminou com Maylla Venturin em primeiro lugar (13 pontos), Maíra Viana em segundo (10.44), a colombiana Beatriz Arleo em terceiro (7.63) e a porto-riquenha Luz Marie Grande (2.16), na quarta posição.
Ao longo da competição, as brasileiras passaram por quatro baterias, desde o último domingo (06) e obtiveram destaque nas águas peruanas. Na primeira rodada, Maíra Viana somou 12.33 pontos e Maylla, 6.17. Na segunda, 16.17 e 10.17, respectivamente.
No terceiro round, Maíra, atual campeã do mundo, obteve a soma de 13.66 pontos, enquanto Maylla - tricampeã brasileira - fez 10.50. E na semifinal, 13.10 foi a somatória da carioca radicada capixaba e 10.33 a da bodyboarder nascida na Serra.
No bodyboarding masculino, o Brasil também subiu ao pódio com dois representantes: o carioca Sócrates Santana (vice-campeão) e o cearense Diego Gomes (terceiro colocado).
Convocação em cima da hora
A medalhista de ouro, Maylla Venturin, recebeu a convocação a poucos dias do Pan-Americano, que começou no último dia 02. Isso porque, em seu lugar, iria a pentacampeã mundial e dez vezes campeã brasileira Neymara Carvalho, 48, que testou positivo para Covid na semana anterior e desistiu de participar da competição.
A Confederação Brasileira de Bodyboarding realizou os convites para as atletas de acordo com o ranking nacional de cada uma na modalidade em 2023 e 2024. Neymara liderou o ranking no ano passado, enquanto Maíra foi a líder deste ano. A carioca de Duque de Caxias, inclusive, foi a primeira colocada na classificação mundial da IBC (International Bodyboarding Corporation).
Maylla, que ficou em quinto lugar no mundial deste ano, também se destacou na temporada ao vencer a etapa Rio Delas, no Rio de Janeiro, conquistando, assim, o título de campeã brasileira profissional da modalidade. Além disso, ela lidera o Circuito Estadual.
Comentários