Melhores atletas do ES vão receber premiação
Prêmio “Melhores do Esporte” acontecerá no dia 4 de dezembro e premiará capixabas de 49 modalidades que se destacaram em 2024
Escute essa reportagem
O Prêmio “Melhores do Esporte” está de volta ao calendário capixaba depois de 10 anos. No próximo dia 4 de dezembro, o governo estadual vai premiar os atletas e paratletas que se destacaram, em 49 modalidades, no ano de 2024, em uma solenidade que será realizada no Clube Álvares Cabral.
Além disso, a premiação vai eleger, também, o “Atleta do Ano 2024 do Espírito Santo”, através de voto popular pela internet. Cada premiado receberá um troféu.
O Secretário de Esportes do Estado, José Carlos Nunes, comemorou o retorno da iniciativa. “É uma alegria estarmos retomando esse evento, que no passado contou com muitos atletas. Este foi um ano de ouro, não só pelos resultados alcançados, mas também pelo apoio do governo do Estado ao esporte em 2024”, disse.
Atual Subsecretário de Formação e Rendimentos, o ex-goleiro capixaba, Carlos Germano, também avaliou positivamente a volta da premiação.
“Tivemos muitos capixabas representando o Estado nas Olimpíadas e Paraolimpíadas, e eles nos representaram muito bem. Nada melhor do que, ao final de cada temporada, celebrar com uma grande festa em homenagem a esses atletas”, pontuou.
Ganhador em 2012, o ex-jogador de futebol de areia e hoje vereador da capital, Bruno Malias, recordou com felicidade o prêmio recebido.
“É uma alegria reacender essa chama. É muito bacana quando o atleta tem essa perspectiva de reconhecimento e essencial olharmos para o esporte com valorização. Essa premiação será muito significativa”, afirmou.
A eleição dos melhores por modalidade funcionará da seguinte maneira: cada Federação ou Associação Esportiva do Estado indicará até três atletas ou paratletas que se destacaram por modalidade, até o dia 17 de novembro. Poderão concorrer os esportistas vencedores em suas categorias com títulos em campeonatos estaduais, nacionais ou internacionais.
Na sequência, entre os dias 19 e 22 de novembro, um júri especializado - formado por 15 membros ligados diretamente ao esporte capixaba - irá escolher o melhor melhor atleta de cada modalidade, com base nas indicações das federações.
Entre esses selecionados, cinco deles serão destacados para que o público possa escolher, de 25 de novembro a 1º de dezembro, através da internet, o “Atleta do Ano 2024 do Espírito Santo”, no site www.melhoresdoesportees.com.br.
COMO SERÁ?
Prêmio Melhores do Esporte 2024
DATA: 04 de dezembro
LOCAL: Clube Álvares Cabral
COMO VAI FUNCIONAR: Cada federação indicará até três atletas ou paratletas que se destacaram em sua modalidade até 17 de novembro. De 19 a 22 de novembro, um júri especializado escolherá o melhor atleta de cada modalidade entre os indicados. Cinco selecionados serão destacados para votação popular, que ocorrerá de 25 de novembro a 1º de dezembro no site e público elegerá o “Atleta do Ano”.
SAIBA MAIS
Modalidades premiadas
Aquática (natação)
Aquática (natação paralimpica)
Atletismo paralímpico
Badminton
Basquetebol
Basquete cadeira de rodas
Beach Soccer
Beachtennis
Bodyboarding
Boxe
Ciclismo
Canoa Havaiana
Fisiculturismo
Full contact
Futevôlei
Futebol
Futebol de 5
Futebol 7 Society
Futsal
Ginástica Rítmica
Goalball
Handebol
Iatismo
Judô
Karatê
Kickboxing
Kung Fu
Life saving
Motociclismo
Muaythai
Paratriathlon
Pesca
Remo
Rugby cadeira de rodas
Surfe
Taekwondo
Tênis
Tênis de Mesa
Tênis em Cadeiras de Rodas
Tiro com arco
Tiro com arco paralímpico
Tiro prático
Tiro prático paralímpico
Triathlon
Wrestling
Voleibol sentado
VoleI de praia
Voo Livre
Medalhista olímpico elogia iniciativa
Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, o ex-jogador de vôlei de praia, Fábio Luiz, também esteve no evento de lançamento do “Melhores do Esporte 2024” e falou sobre a importância de valorizar os atletas.
“A valorização é fundamental e precisa acontecer enquanto estamos vivos, treinando, nos dedicando ao esporte capixaba. Todas as modalidades merecem esse reconhecimento. Fico muito feliz em ver o Governo do Estado e a Secretaria de Esporte retomando esse prêmio”, celebrou o ex-atleta, hoje técnico da Seleção sub-18 de vôlei e coordenador de projetos especiais da federação capixaba.
“Esse tipo de premiação é uma grande motivação para quem está na quadra, nos treinos, ou na luta diária. É algo que, no final do ano, nos faz pensar: estamos no caminho certo. Além de valorizar, também, o profissional de educação física que está ao lado do atleta – o técnico, o treinador”, prosseguiu.
Fábio opinou sobre o rendimento dos capixabas no ano esportivo, como os 17 que estiveram nos Jogos de Paris. “Acho que tivemos um crescimento significativo. Quando falamos de alto rendimento, normalmente elevamos as expectativas, mas é essencial considerar o que foi construído na base”, avaliou.
“Vejo o Espírito Santo hoje com uma base sólida, impulsionada pela administração pública e pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIEC), que tem transformado o esporte capixaba. O governo também tem fortalecido iniciativas como o Bolsa Atleta e o Voe Atleta, que são programas de políticas públicas voltadas para o mérito esportivo, contribuindo para o crescimento das federações”, lembrou.
Comentários