Paixão pela corrida de rua une casais
Modalidade conquista também grupos de amigos e familiares que buscam uma vida mais saudável. Especialistas apontam benefícios
Escute essa reportagem
Basta um passeio pelas praias, parques e bairros do Espírito Santo para constatar: a corrida de rua se tornou uma verdadeira febre! A modalidade une grupos de amigos, familiares e casais em busca de uma vida mais saudável. Tanto que, para muitos casais, a paixão pela corrida fortalece a cumplicidade, a motivação e a parceria.
É o que confirma o casal Bruno Viguini, 48, e Kleidiane Lovati, 39, que participa neste domingo (3) da 11ª edição da Corrida Tribuna Ruas da Cidade, tradicional prova de Vitória com largada na Praça do Papa, na Enseada do Suá, a partir das 7 horas.
Apaixonados pelo esporte, eles já tiveram um grupo de corrida e, hoje, dizem que a modalidade é fundamental para mantê-los ativos e com um bom círculo social.
Bruno explica como a modalidade influencia no relacionamento com a esposa. “A corrida nos une nos hábitos diários, como treinos, alimentação e, principalmente, a busca por uma vida mais saudável. Construímos muita parceria, já que um incentiva o outro na busca por melhores desempenhos. E o mais importante: a diversão e as amizades que fazemos”.
Os benefícios da corrida para a saúde física são inegáveis e, em uma rotina cada vez mais atarefada, muitos casais encontram no esporte uma maneira de gerenciar o estresse e as tensões diárias.
“Corridas desenvolvem momentos de energia positiva e de liberação do estresse. Costumo dizer que a energia da corrida é algo renovador e funciona como uma válvula de descarga de todas as tensões do dia a dia”, disse Bruno.
O mestre em Educação Física Mauro Guerra explica que o sucesso da corrida de rua tem um fator principal: a acessibilidade do esporte. Diferentemente de outras modalidades, a corrida é fácil de se aprender e não compromete as finanças pessoais.
“A corrida é um esporte fácil de se iniciar. Basta comprar um par de tênis, roupas adequadas e, aos poucos, começar a praticar”.
O mestre em Educação Física dá dicas a quem quer participar dessa aventura. “O primeiro passo é buscar avaliação cardiológica. O ideal é que o iniciante respeite a própria individualidade, passe por um processo de avaliação médica e inicie a corrida com segurança”.
Dicas para se dar bem na corrida
Equipamentos: Bonés, roupas adequadas e protetor solar são indispensáveis. Caso queira uma motivação extra, os relógios inteligentes podem ser uma opção para monitorar indicadores de performance.
Defina um objetivo: O método de treino depende do objetivo. Se o objetivo é realizar uma prova longa, o melhor é correr de forma mais lenta e com aumento progressivo da distância. Ou seja, cada treino é individual.
Alimentação: Uma boa alimentação dá o “combustível ” necessário para treinos. Cuidado com alimentos gordurosos e açucarados, visto que eles têm maior tempo de digestão e podem prejudicar a prática da corrida.
Método: O treino intervalado inclui pequenos intervalos de alta intensidade com o objetivo de estimular dois sistemas de produção de energia: o aeróbico e o anaeróbico. Com isso, é possível aumentar a resistência e estimular a progressão dos treinos.
Estilo de vida: Se o objetivo é um treino focado no emagrecimento, é importante entender que depende de alimentação saudável, sono adequado e atividade física.
Força: A musculação promove o fortalecimento muscular e, por isso, previne lesões e melhora a performance dos treinos de corrida. Para incluir a prática nas estratégias do esporte, procure um profissional de Educação Física e alinhe os objetivos.
Iniciantes
Para iniciantes, é importante começar devagar e investir em bons tênis de corrida. Dessa forma, evitam-se lesões. Treine duas vezes por semana e tenha objetivos realistas: nada de começar se forçando a correr por muitos quilômetros sem aprender a técnica correta.
Comentários