Conheça o capixaba que é campeão e destaque no wrestling e judô
Gabriel Gomes, de 17 anos, é nascido e criado em Cariacica e já coleciona medalhas nas modalidades
Escute essa reportagem
Gabriel Gomes Francisco, de 17 anos, é nascido e criado no bairro Presidente Médice, em Cariacica. Na última semana, ele chegou de Aracaju/SE, onde disputou o Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wrestling e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) com a delegação do Espírito Santo. Juntos, trouxeram diversas medalhas para o Estado.
Em conversa com o Jornal A Tribuna, o jovem falou sobre sua trajetória nas competições de luta, incentivos, conquistas e objetivos na carreira.
Leia mais sobre Esporte Capixaba
A Tribuna - Quando e porque começou sua paixão pelo esporte, mais especificamente pelas lutas?
Gabriel - "Meus pais sempre me incentivaram a praticar esportes. Passei pelo futebol e pela natação, mas me encontrei nas artes marciais quando comecei a praticar judô em 2014, com 7 anos de idade. Conheci o wrestling em 2021 e nunca mais pare de lutar. Tanto o judô, quanto o wrestling já são parte de mim; não me vejo sem praticá-los."
- A modalidade de wrestling não é tão conhecida quanto outros tipos de luta aqui no Brasil. Como você começou a praticá-la e qual a grande diferença dela para as outras?
"O wrestling, ou luta olímpica, é um esporte que está ganhando seu espaço aos poucos, graças ao trabalho tanto da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) quanto da FESLA (Federação Espírito-Santense de Lutas Associadas). Eu mesmo só o conheci em 2021, quando um técnico me chamou para participar de uma seletiva para o JEBs de 2021, no Rio de Janeiro. Desde que voltei dessa competição, nunca mais parei."
- Quais as principais competições você já disputou e quais foram seus principais resultados?
"No wrestling, já fui campeão dos Jogos da Juventude por equipes em 2022, e campeão estadual em 2021, 2022 e 2023. Neste ano, fui campeão do JEBs Série Prata no estilo greco-romano e vice-campeão do Brasileiro Sub-17. No judô, sou campeão Brasileiro Regional, terceiro lugar no Brasileiro de Judô por equipes, campeão estadual, além de ter duas medalhas de bronze e uma de prata no Brasileiro Regional."
- Na última semana, você esteve em Aracaju para disputar o Brasileiro Sub-17 de Wrestling e o JEBs. Como as competições funcionaram?
"No Wrestling, a luta tem duração total de 4 minutos, divididos em 2 tempos de 2 minutos, com um descanso de 20 segundos. Nosso objetivo na luta é aplicar o "touche", que consiste em segurar o adversário com as escápulas no chão por 3 segundos, ou fazer 8 pontos de diferença, ganhando por superioridade técnica."
- Contra quantos adversários você lutou e como foi seu desempenho e do estado capixaba?
"No JEBs Sub-18, fiz um total de 4 lutas, contra Bahia, Rio de Janeiro, Amapá e Roraima, até chegar à medalha de ouro da Série Prata. Já no Campeonato Brasileiro Sub-17, na categoria acima da que luto normalmente, fiz 4 lutas, ganhando 3 em menos de 2 minutos. Na final, não lutei por conta de uma lesão, garantindo a medalha de prata para o nosso estado. No JEBs, nosso estado conquistou dois troféus de primeiro lugar, um no masculino e outro no feminino, e 19 medalhas."
- Qual o seu objetivo para a carreira e futuro no esporte?
"Meu maior objetivo é chegar à seleção brasileira e, após isso, ser campeão mundial e olímpico. Meu sonho, desde que comecei, é subir no mais alto do pódio olímpico com uma foto do meu pai e da minha mãe, pois sem o apoio deles nada seria possível. Eles são minhas maiores inspirações."
Comentários