Brasil já conquistou 150 medalhas olímpicas
Primeiras participações brasileiras foram nos Jogos de 1920, em Antuérpia
Escute essa reportagem
O Brasil tem um total de 150 medalhas olímpicas em sua história. Dessas, 37 são de ouro, 42 de prata e 71 de bronze.
As primeiras participações brasileiras foram nos Jogos de 1920, em Antuérpia, onde conquistamos nossas primeiras medalhas olímpicas no tiro esportivo: uma de ouro com Guilherme Paraense, uma de prata com Afrânio Antônio da Costa e uma de bronze por equipes.
Em 1948, em Londres, a seleção masculina de basquete ganhou a primeira medalha olímpica em esporte coletivo, conquistando o bronze. O ouro em esportes coletivos veio somente em 1992, com o vôlei masculino, nos Jogos de Barcelona.
A partir das Olimpíadas de Moscou em 1980, a vela se tornou um dos destaques para o Brasil, resultando em duas medalhas de ouro. Robert Scheidt e Torben Grael são os maiores medalhistas olímpicos brasileiros na modalidade, cada um com cinco medalhas. Scheidt possui duas pratas e um bronze, enquanto Grael tem uma prata e dois bronzes.
Isaquias Queiroz, Serginho (vôlei) e Gustavo Borges (natação) são os atletas com quatro medalhas olímpicas. Isaquias tem a chance de conquistar até três medalhas nas próximas Olimpíadas, o que poderia colocá-lo como o maior medalhista olímpico da história do Brasil.
No judô, o esporte que mais rendeu medalhas para o Brasil, foram conquistadas 24 medalhas desde a primeira em 1972. Entre as modalidades, vela e atletismo possuem 19 medalhas cada, sendo a vela a que mais trouxe ouros para o Brasil, com oito no total. O Brasil já ganhou medalhas olímpicas em 19 diferentes modalidades, incluindo o surfe e o skate, que estrearam nos Jogos de Tóquio em 2021.
Desde 1920, o hino nacional brasileiro foi tocado em em 13 das 24 Olimpíadas realizadas.
Comentários