X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Endrick lidera lista de centroavantes mais promissores e mais dois brasileiros ficam no top-10


Ouvir

Escute essa reportagem

O atacante Endrick, do Palmeiras, foi colocado como o centroavante sub-21 mais promissor do mundo em ranking organizado pelo Observatório do Futebol, grupo de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES). Aos 17 anos, ele tem a companhia de outros dois brasileiros no top-10 organizado pela instituição: Vitor Roque, de 19, do Barcelona, que está em segundo lugar na lista, e Marcos Leonardo, de 20, do Benfica, o décimo colocado.

Entre o barcelonista e benfiquista estão o irlandês Evan Ferguson, do Brighton, o chileno Damián Pizarro (Colo-Colo), o argentino Jerónimo Domina (Unión de Santa Fé), o sérvio Milis Lukovic (FK IMT), o nigeriano George Ilenikhena (Real Antuérpia), o esloveno Benjamin Sesko (RB Leipzig) e o argentino Santiago Castro (Bologna). O Brasil, portanto, é a nação com mais representantes no top 10, à frente da Argentina, que tem dois atletas.

Único jogador do ranking que atua no futebol brasileiro, Endrick é o segundo mais jovem da lista, um mês mais velho do que Ilenikhena. A despedida do Brasil, contudo, está próxima. O atacante palmeirense vai se transferir para o Real Madrid em julho deste ano, quando completa 18 anos. Sem disputar boa parte do Paulistão porque estava defendendo a seleção sub-23 no Pré-Olímpico, ele tem um gol em cinco jogos nesta temporada.

A ideia é de que o jovem esteja junto com a delegação do clube merengue na pré-temporada 2024/2025. O local escolhido pelo Real Madrid para esse período foi os Estados Unidos. No último ano, o atacante visitou a Espanha e conheceu Florentino Pérez, presidente do clube de Madri, além do seu novo treinador, Carlo Ancelotti.

Em 2022, Endrick foi comprado por 35 milhões de euros fixos (R$ 198 milhões na cotação da época), além de 25 milhões de euros (R$ 141 milhões) em bônus, dos quais 10 milhões já foram atingidos. Um desses adicionais é ativado a cada cinco gols marcados em sua carreira. Até o momento, desde que foi comprado pelo Real Madrid, ele soma 15 gols, o último registrado em clássico com o Corinthians.

Vitor Roque e Marcos Leonardo estão no início de suas jornadas na Europa. O ex-atacante do Athletico-PR ainda briga por espaço no Barcelona e vem sendo utilizado apenas pontualmente pelo treinador Xavi Hernández. Em dez partidas disputadas até aqui, marcou dois gols. Já o ex-centroavante do Santos, embora não seja titular, tem mostrado potencial no futebol português e anotou cinco gols e 11 partidas.

VEJA O RANKING DOS CENTROAVANTES SUB-21 MAIS PROMISSORES, ORGANIZADO PELO CIES

1 - Endrick (17 anos)Palmeiras e Brasil

2 - Vitor Roque (19 anos) Barcelona e Brasil

3 - Evan Ferguson (19 anos) - Brighton e Irlanda

4 - Damian Pizarro (18 anos) - Colo Colo e Chile

5 - Jerónimo Doina (18 anos) - Unión Santa Fé e Argentina

6 - Milos Lukovic (18 anos) - FK IMT e Sérvia

7 - George Ilenikhena (17 anos) - Real Antuérpia e Nigéria

8 - Benjamin Sesko (20 anos) - RB Leipzig e Alemanha

9 - Santiago Castro (19 anos) - Bologna e Antuérpia]

10 - Marcos Leonardo (20 anos) - Benfica e Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: