Decisão da Liga dos Campeões na tela da TV Tribuna/SBT neste sábado
Real Madrid, de Vini Junior, e Borussia Dortmund, do zagueiro Hummels disputam, na tarde deste sábado, o título no estádio de Wembley
Escute essa reportagem
No futebol de clubes, a decisão da Liga dos Campeões tem o mesmo status da final da Copa do Mundo. É o jogo que mais atrai olhares no planeta. A Uefa, organizadora do campeonato, estima que a partida derradeira de 2023 teve alcance global de 450 milhões de pessoas.
Números que não abalam Vinícius Junior. O brasileiro já esteve lá há dois anos como coadjuvante de luxo do Real Madrid-ESP, então liderado por Benzema, e marcou o gol do título sobre o Liverpool-ING.
Agora, experiente no torneio apesar dos 23 anos, retorna como um dos protagonistas do embate com o Borussia Dortmund-ALE, neste sábado (1º), às 16h, em Londres, com transmissão da TV Tribuna/SBT. Ele terá pela frente o zagueiro Mats Hummels um dos principais destaques do time alemão.
Não foi só a experiência na competição europeia que mudou de dois anos para cá. O atacante evoluiu taticamente, assumiu a liderança do Real Madrid e explodiu como personalidade pública.
Em maio de 2023, quando sua briga contra o racismo atingiu pico de repercussão após os ataques a ele e a expulsão no jogo contra o Valencia-ESP, “Quem é Vini Jr?” foi a segunda pergunta ligada ao jogador mais feita na ferramenta do Google. Hoje é apenas a sexta no Brasil e a 17ª no mundo que envolva seu nome.
Todo este crescimento, claro, não ocorreria se Vini não fizesse sua parte em campo. O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, não tem do que reclamar. A temporada atual do jogador e do próprio time tem sido marcada por sua evolução tática. Se nos primeiros anos o brasileiro jogava fixo como ponta esquerda, hoje tornou-se mais versátil.
Com a saída de Benzema, que era a grande referência do ataque, Ancelotti aproximou Vini da faixa central do campo. Ele passou a formar com frequência a dupla de ataque ao lado de Rodrygo. A adaptação foi rápida, e o camisa 7 fez da temporada atual a mais artilheira de sua carreira.
A média de 0,53 por jogo é a melhor de Vini. Em números totais, os 23 gols marcados até o momento igualam a marca da temporada passada. E ele ainda pode marcar mais, seja no jogo de hoje ou pela Seleção, que disputará dois amistosos neste mês (contra México e EUA), além da Copa América.
Tamanho crescimento o levou a assumir o protagonismo do Real. É inegável que seu papel num eventual título este ano será maior do que no de dois anos atrás, apesar do gol na decisão. Em razão disso, seu nome nunca chegou com tanta força à disputa da Bola de Ouro.
“O trabalho que fizemos com ele foi muito bem feito. Ao grande talento que tem, adicionamos os movimentos sem bola, saber quando jogar por dentro ou por fora. Evoluiu muito. Está mais concentrado em ganhar outra Champions do que em prêmios individuais”, comentou Ancelotti.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Borussia Dortmund
Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can; Sabitzer e Brandt; Sancho, Adeyemi eFüllkrug. Técnico: Edin Terzic
Real Madrid
Courtois; Carvajal, Rüdiger, Nacho Fernández e Mendy, Camavinga, Valverde, Toni Kroos e Bellingham; Rodrygo e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti
Árbitro: Slavko Vini (ESL)
SAIBA MAIS
Final da Liga dos Campeões
Real Madrid (ESP) x Borussia Dortmund (ALE)
Quando: Sábado (1º)
Onde: estádio de Wembley, na Inglaterra (jogo único)
Início do jogo: 16 horas
Onde assistir: TV Tribuna/SBT, com cobertura especial tendo início às 14h15
Comentários