X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Corinthians busca 11º título da Copinha com Neo Química lotada; Cruzeiro tenta o bicampeonato


Ouvir

Escute essa reportagem

O campeão da 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior será conhecido nesta quinta-feira, quando a cidade de São Paulo completa 470 anos de sua fundação. A partir das 15h30, Corinthians e Cruzeiro decidem o título na Neo Química Arena. Em sua 19ª decisão, o clube paulista aparece como favorito para conquistar o seu 11º título e consolidar a sua supremacia na competição mais badalada da categoria do Brasil.

A ideia inicial da Federação Paulista de Futebol (FPF) era que a final acontecesse no Pacaembu, mas o estádio segue em obras. Com isso, foi definido, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo e a Polícia Militar de São Paulo, a Neo Química Arena como palco da decisão. Mesmo local onde o Corinthians disputou a semifinal e venceu por 3 a 0 o Novorizontino, diante de 34.591 torcedores.

Maior vencedor da competição com dez títulos, o Corinthians entra em campo para acabar com um jejum que dura sete anos. O seu último título foi em 2017. Antes, a equipe alvinegra levantou a taça do torneio em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012 e 2015.

A campanha deste ano conta com seis vitórias e dois empates. O Corinthians correu riscos na segunda fase ao empatar por 2 a 2 com o Guarani e só assegurar a vaga na disputa por pênaltis, por 5 a 4.

Além de acabar com o jejum de sete anos, o título diminuiria a pressão em cima de Danilo. Ex-meia de São Paulo e do próprio Corinthians, o treinador do Sub-20 vinha tendo seu trabalho questionado nos corredores do Parque São Jorge.

Autor de três gols na semifinal contra o Novorizontino, e com passagem pelo profissional, o centroavante Arthur Sousa é uma das esperanças do Corinthians. Mas o grande destaque fica com o meia Pedrinho, artilheiro do time com seis gols e o dono da camisa 10. Os corintianos marcaram 24 gols e sofreram apenas três.

O Cruzeiro, por sua vez, conquistou apenas uma vez a Copa São Paulo, em 2007, quando empatou com o São Paulo e venceu a disputa de pênaltis. Mas chega à sua quarta decisão com melhor campanha que o adversário: são sete vitórias e um empate. Seu ataque marcou 19 gols e a defesa sofreu apenas dois, sendo a melhor da competição.

O time mineiro aposta no bom trabalho realizado por Fernando Seabra. O treinador celeste, inclusive, conhece bem o Corinthians, pois alternou as funções de auxiliar e coordenador técnico nas categorias de base do clube entre 2017 e 2020.

Para esta final, o Cruzeiro não vai poder contar com seu principal jogador na decisão: o atacante Fernando, de 18 anos. Autor de quatro gols - divide a artilharia do time com Gui Meira - e quatro assistências, Fernando chegou pendurado na semifinal contra o Flamengo e acabou sendo amarelado na vitória por 2 a 1.

Além disso, o Cruzeiro tenta derrubar muitos especialistas que o apontam como azarão, principalmente por jogar no campo do rival. Não deixa de ser contraditório para o finalista com a melhor campanha.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS X CRUZEIRO

CORINTHIANS - Felipe Longo; Léo Mana, João Pedro Tchoca, Renato e Vitor Meer; Ryan, Breno Bidon, Pedrinho e Kaike; Higor e Arthur Sousa. Técnico: Danilo.

CRUZEIRO - Otávio; Carlos, Pedrão, Bruno Alves e João Gabriel; Henrique, Jhosefer, Xavier e Tevis; Andrezinho e Arthur. Técnico: Fernando Seabra.

ÁRBITRO - Gabriel Henrique Meira Bispo.

HORÁRIO - 15h30 (Brasília).

LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: