X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

COI amplia futebol feminino, diminui masculino e cria competição mista na ginástica para Los Angeles


Ouvir

Escute essa reportagem

A Olimpíada de Los Angeles-2028 terá mais eventos valendo medalhas e maior destaque para as mulheres, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quarta-feira. O programa olímpico da próxima edição dos Jogos terá mais seleções no futebol feminino, uma nova categoria para as mulheres e mais provas de 50 metros na natação.

A lista de modalidades foi atualizada nesta quarta após aprovação do Conselho Executivo (CE) do COI. O programa da próxima Olimpíada terá 351 eventos valendo medalha, 22 a mais que os Jogos de Paris-2024. O número de atletas, porém, vai se manter o mesmo: 10.500. As mulheres serão maioria, 5.333, enquanto os homens ficarão com 5.167 vagas.

O programa de Los Angeles-2028 terá cinco modalidades a mais, que são escolhidas pela própria sede: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. Estes esportes vão acrescentar 322 atletas mulheres e 376 homens. Além disso, seis eventos mistos foram adicionados aos Jogos (tiro com arco, atletismo - revezamento misto 4x100m - , golfe, ginástica, remo e tênis de mesa). No total de 351 eventos, há 161 femininos, 165 masculinos e 25 mistos.

Em comunicado, o COI destacou que, pela primeira vez na história, todos os esportes coletivos vão contar ao menos com o mesmo número de times femininos e times masculinos. Isso será possível porque o polo aquático ganhou duas equipes entre as mulheres. Serão 12 times para cada gênero.

No futebol, as mulheres terão uma “virada” sobre os homens e serão maioria. Também pela primeira vez, o torneio feminino terá mais seleções que o masculino: serão 16 contra 12. Em Paris-2024, os números foram invertidos, em favor da disputa envolvendo apenas homens.

No boxe, uma nova categoria vai integrar as disputas femininas. Assim, haverá o mesmo número de disputas para cada gênero. Entre os eventos mistos, ganharão esta disputa as seguintes modalidades: tiro com arco, atletismo (revezamento misto 4x100m), golfe, ginástica, remo costal beach sprint e tênis de mesa.

As modalidades que contarão com mais eventos valendo medalhas são natação, remo e escalada. Dentro da piscina, haverá o acréscimo das provas de 50m costas, borboleta e peito tanto no masculino quanto no feminino. No remo, as provas de solo feminino (CW1x), solo masculino (CM1x) e double sculls misto (CX2x) farão sua estreia no costal beach sprint.

Na escalada, as disputas de boulder e guiada serão separadas, valendo cada um medalhas. E, no basquete 3x3, o evento foi ampliado para contar com 12 equipes por gênero.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: