X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasil bate Chile, ganha ouro no futebol e encerra tabu no Pan

O nome do jogo foi o goleiro Mykael Moreira, que defendeu uma cobrança de pênalti e converteu o último chute que deu o ouro para o Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasil bate Chile, ganha ouro no futebol e encerra tabu no Pan
O goleiro Mykael Moreira fez ótima defesa nos pênaltis e também converteu a sua cobrança |  Foto: Lesley Ribeiro/CBF

O Brasil venceu o Chile nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo normal, e faturou o ouro do futebol masculino na noite deste sábado (04), no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, pelos Jogos Pan-Americanos.

Em casa e com o apoio de sua torcida, os chilenos abriram o placar com Guerrero, ao fim do primeiro tempo. A minutos do fim do jogo, quando a prata parecia confirmada, o Brasil empatou com Ronald.

O resultado significa, para o Brasil, o pentacampeonato do futebol masculino no Pan e o fim de um tabu de 36 anos sem títulos. A última conquista havia sido em Indianápolis-1987, também contra a seleção chilena.

200 vezes no pódio: a medalha dos jogadores brasileiros foi a 200º do Brasil no Pan de Santiago. Foram 64 ouros, 71 pratas e 65 bronzes. É a melhor campanha do país nos Jogos.

Como foi o jogo:

O primeiro tempo do Brasil foi abaixo da expectativa, com poucas chances criadas. Os chilenos levaram mais perigo à meta de Mycael que os brasileiros ao gol de Cortés.

E foi o time da casa que saiu na frente do placar, com ótima jogada de Damián Pizarro e a finalização segura de Maxi Guerrero, sem goleiro, para o fundo da rede.

Se alguém esperava bom futebol da seleção brasileira para buscar o empate na etapa final, se decepcionou: o time comandado por Ramon Menezes foi um deserto na criação de jogadas e mal assustou.

Porém, fez o que precisava: empatou a menos de dez minutos do fim: em escanteio aberto pela esquerda, Matheus Nascimento escorou no segundo pau, Arthur Chaves desviou e Ronald, sozinho, completou de cabeça para o gol. Após uma prorrogação pouco movimentada, sem grandes chances de ambos os lados, o confronto foi para os pênaltis.

Os chilenos Zaldivia e Fuentes marcaram, mas Villagra chutou para ótima defesa de Mycael e Montes isolou. Pelo Brasil, Figueiredo bateu mal e desperdiçou, e Matheus Nascimento, Ronald, Miranda e o goleiro Mycael converteram. A penalidade convertida por Mycael confirmou o título brasileiro.

Tabu de 36 anos

A última medalha de ouro do futebol masculino no Pan foi conquistada na edição de Indianápolis-1987, nos Estados Unidos.

Naquela edição, o Brasil de Taffarel, Raí e Evair foi campeão invicto, com quatro vitórias e um empate. A vitória por 2 a 0 na final veio na prorrogação, justamente contra o Chile, com gols de Washington e Evair.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: