X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Botafogo e São Paulo iniciam briga por vaga na semifinal da Libertadores

Times se enfrentam no estádio Nilton Santos, às 21h30, desta quarta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo e São Paulo iniciam briga por vaga na semifinal da Libertadores
Almada e Calleri vão para o jogo |  Foto: Vitor Silva/Botafogo e Erico Leonan / saopaulofc.net

O São Paulo visita o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília) para abrir a participação nas quartas de final da Libertadores. Após poupar o time na vitória contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, o técnico Luis Zubeldía deve ter força máxima contra os cariocas no Engenhão.

Entretanto, isso não significa que o técnico vá repetir a escalação até então considerada titular. O motivo é o desempenho de William Gomes, de 18 anos, que foi o destaque na vitória em Belo Horizonte e pode aparecer já no time titular no Rio. O garoto foi testado no ataque, junto de Wellington Rato, Lucas Moura e Calleri.

Luciano, que tem sido criticado pelo futebol apresentado recentemente, viraria opção no banco de reservas. Com essas peças, Lucas deve ficar centralizado, com Wellington Rato na direita e William Gomes no lado esquerdo. É de se esperar, contudo, que os três circulem no ataque para criar chances de finalização.

A movimentação dos reservas no ataque foi elogiada por Zubeldía após a vitória contra o Cruzeiro. "A tática foi para ocupar espaços e fazer com que os jogadores sentissem que pudessem usar suas maiores virtudes. Por exemplo, William atacou mais por dentro e isso surpreendeu a defesa adversária", analisou o treinador.

Da equipe titular que entrou em campo na eliminação da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG, o São Paulo só não terá Liziero disponível. O meia se recupera de lesão, mas a tendência é que já não fosse escalado no time inicial, que ganha o retorno de Bobadilla.

Enquanto o São Paulo tem na Libertadores o único caminho para levantar uma taça em 2024, o Botafogo se divide entre o torneio continental e o Brasileirão, em que soma 54,4% de chances de título, aponta o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após a vitória contra o Corinthians, o Botafogo ainda não tem a definição de qual será o time inicial nesta quarta-feira. Não por algum desfalque, mas Artur Jorge vai poder escolher os nomes para as laterais da equipe carioca. No sábado, iniciaram Vitinho, recém-contratado junto ao Burnley, e Marçal.

O lateral-direito, porém, precisou sair ao sentir cãibras. Ele deu lugar a Mateo Ponte, que vinha sendo o titular. Ainda que Vitinho já tenha retomado atividades junto do grupo botafoguense, a sua posição é a única com dúvida.

No lado esquerdo, Alex Telles fez a estreia na segunda etapa, mas não deve ser utilizado com muita intensidade, já que o clube entende que ele precisa ganhar ritmo ao qual ele estava submetido na Arábia Saudita era menor que o do Brasil. Marçal, portanto, é quem inicia novamente o jogo.

O São Paulo chega nas quartas de final após eliminar o Nacional, do Uruguai, com empate por 0 a 0 e vitória por 2 a 0, em partida marcada pela morte do zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, no MorumBis. Já o Botafogo superou o Palmeiras na ida, no Engenhão, por 2 a 1. Na volta, no Allianz Parque, as equipes empataram por 2 a 2, com direito à emoção até o final, em um terceiro gol palmeirense, mas que acabou anulado.

O jogo de volta entre São Paulo e Botafogo será já na próxima semana, no MorumBis. Quem passar vai encarar Peñarol ou Flamengo na semifinal.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X SÃO PAULO

BOTAFOGO - John; Mateo Ponte (Vitinho), Bastos, Barboza e Marçal; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Thiago Almada e Savarino; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

SÃO PAULO - Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, Lucas e William Gomes; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

ÁRBITRO - Esteban Ostojich (URU).

HORÁRIO - 21h30 (de Brasília).

LOCAL - Engenhão, no Rio.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: