X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Basquete vive momento de renascimento no Espírito Santo

Com o objetivo de retomar o crescimento da modalidade, Estado volta a sediar torneios nacionais e recebe a seleção de 3x3


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Basquete vive momento de renascimento no Espírito Santo
Praia Clube se consagrou campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de 3x3, que aconteceu em Vila Velha, no último final de semana. |  Foto: © Divulgação

O Espírito Santo já revelou diversos craques do basquete nacional e também internacional, como Aylton Tesch, Sandro e Anderson Varejão, além de Didi Louzada - que é, atualmente, um dos principais nomes da seleção brasileira da modalidade.

Pensando em retomar  o crescimento do esporte no Estado, a Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), vem realizando diversas competições nacionais em solo capixaba. 

De acordo com o presidente Carlos Carvalho, o objetivo é incentivar os mais jovens.

“O Espírito Santo recebeu, somente neste semestre, cinco competições em nível nacional. Nossa ideia é incentivar as crianças e os jovens a praticarem o basquetebol, já que o nosso principal objetivo é trabalhar a base, formando futuros atletas”, revelou ele.

Leia mais notícias de Esportes aqui

A última competição nacional realizada no Estado foi o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) 3x3, em Vila Velha. O Praia Clube (no masculino) e o Instituto Futuros Craques (no feminino) conquistaram o título do campeonato. 

Lá, estiveram presentes dois atletas da seleção brasileira, que alcançaram o 4º lugar com o Brasil na Copa do Mundo de basquete 3x3, na Áustria,  no mês passado.   

A ideia é incentivar os jovens a praticarem o basquete para formar futuros atletas Carlos Carvalho, presidente da Fecaba
 

Para Carlos, a presença destes eventos em terras capixabas é muito positiva. “Essas competições  com certeza incentivam os jovens a praticarem a modalidades. E é por isso que estamos vendo o grande crescimento desse esporte no Espírito Santo”, afirmou o presidente da Fecaba.

“Só para ter ideia, está em andamento o Campeonato Estadual adulto com a participação de várias equipes do Estado. Antes só participavam times da Grande Vitória, hoje temos equipes de Linhares, Mimoso do Sul e Venda Nova do Imigrante”, completou ele.

A retomada do basquete no Estado já está trazendo frutos. Isso porque três atletas capixabas foram convocados para a seleção brasileira 3x3 sub-18, sendo eles: Letícia Fontana, Maria Clara Soares e Artur Louzada.

Os três vão participar de um período de treinos com a seleção entre os dias 18 e 23 de julho, em Guarapari, com o intuito de prepará-los para representar o Brasil na Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, em agosto.

Imagem ilustrativa da imagem Basquete vive momento de renascimento no Espírito Santo
Artur Louzada espera um bom desempenho nos treinos com a seleção |  Foto: Arquivo Pessoal

Expectativa alta para Copa do Mundo

O capixaba Artur Louzada, de 17 anos, vem sendo convocado para a seleção brasileira de basquete deste o ano passado. No entanto, desta vez, estar na lista de convocados tem um sabor ainda mais especial. 

Isso porque está para acontecer a Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Para Artur, as expectativas são as melhores. “O Brasil é uma seleção que impõe respeito não importa aonde vá. Então sempre é preciso buscar o melhor resultado. Minhas expectativas para o Mundial são enormes”, revelou ele.

O basquete 3x3 vem crescendo a passos largos no Brasil. Em 2022, a seleção feminina adulta ficou entre as oito melhores do mundo. E, neste ano, a masculina chegou em 4º lugar no Mundial. Além disso, o Brasil subiu ao pódio nas duas últimas edições da AmeriCup 3x3, masculina e feminina.

As duas seleções nacionais ainda buscam um lugar na Olimpíada de Paris e, a Copa do Mundo sub-18 da FIBA 3x3, é mais um passo para o desenvolvimento da nova geração de atletas. 

Para Artur, que joga no Cetaf/Vila Velha, o Espírito Santo está no caminho certo para ajudar com esse desenvolvimento da modalidade a nível nacional.

“O basquete no Estado está crescendo de forma muito boa. Isso graças a quantidade de torneios que estão ocorrendo dentro do Espírito Santo, como os campeonatos brasileiros”, afirmou ele, que começou a praticar basquete com apenas 10 anos.

“Comecei jogando em Domingos Martins, no projeto social Criança Cidadã. Já minha trajetória no 3x3 teve início 5 anos atrás”, revelou Artur, que garante: ver seu nome na lista de convocados sempre traz muitas emoções.

“Apesar de não ser a primeira vez, ter uma convocação sempre mexe com você. Porque é sempre uma honra defender a seleção brasileira. Espero demonstrar um bom rendimento”, ressaltou ele.

Antes do Mundial, a seleção brasileira realizará um período de treinos a partir do dia 18 de julho, no Sesc, em Guarapari. Além de Artur, as capixabas Letícia Fontana e Maria Clara Soares também foram convocadas.

É sempre uma honra defender a seleção brasileira. Espero demonstrar um bom rendimento Artur Louzada, atleta de basquete
  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: