X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entrevistas Especiais

"Relacionamento saudável sem problemas é mito", diz especialista

Para o doutor em psicologia, uma união amorosa e feliz é aquela em que os momentos positivos do casal são superiores aos negativos


Ouvir

Escute essa reportagem

Desde o período do isolamento social, os índices de divórcios estão aumentando, tanto no Brasil quanto no mundo. No Espírito Santo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  cresceu 27,4% entre 2020 e 2021. No País,  aumento foi de 16%.

Imagem ilustrativa da imagem "Relacionamento saudável sem problemas é mito", diz especialista
Casal: apoio emocional mútuo é fundamental na relação |  Foto: Canva

O psicólogo, escritor e terapeuta de casal Bruno Cardoso acredita que os problemas dos casais podem estar muito além do período de isolamento. Para ele, redes sociais em excesso, quebras de acordo e, principalmente, falta de diálogo interferem na relação.

Leia mais:

Número de casamentos aumenta, mas casos de divórcio disparam no ES
Aparelho elimina ronco e une casais

Ele esclarece que um relacionamento saudável não é aquele em que não há brigas, mas aqueles em que os momentos positivos são superiores aos negativos. 

A Tribuna – Por que o número de divórcios está aumentando? Está realmente ligado ao período de isolamento?

Bruno Cardoso – A escolha pelo divórcio pode ser multifatorial. Há diversas variáveis que contribuem para esta decisão do casal. O isolamento social foi um dos fatores que podem ter contribuído para este dado nos últimos anos. 

Uma pesquisa da plataforma Google sobre as buscas realizadas entre os dias 15 e 29 de abril de 2020, período de grande início da pandemia de covid-19, mostrou que aumentou em 9.900% a busca pela combinação de termos “divórcio on-line gratuito”.

Longe de esgotar todas as explicações para a escolha pelo divórcio, o fato de viver 24 horas por dia, sete vezes na semana, sem uma separação entre local de trabalho, espaço pessoal, cuidado com filhos do casal… podem ser agravantes para estressores no casal. 

Tudo isso, aliado à ausência de habilidades protetivas de relacionamento podem ter facilitado a escolha por rompimento do vínculo.

Outros fatores, além do isolamento social vivenciado na pandemia, está a dificuldade dos casais em comprometer-se em suprir as necessidades emocionais um do outro e praticar habilidades de relacionamento que são essenciais pra manter a satisfação e qualidade da relação.

Quais os sinais que mostram que o relacionamento não vai bem e pode vir um divórcio?

Quando a relação te traz mais prejuízos do que benefícios, esse pode ser um sinal vermelho para o relacionamento. Quando você não consegue ser quem você é, quando você perdeu o interesse pela outra pessoa, quando há desrespeito, violências etc. 

Para alguns, é possível recuperar a relação e investir em um relacionamento saudável e nutritivo emocionalmente.  Para outros, o mais saudável é fechar aquele ciclo e se permitir viver outra forma de conexão que lhe traga mais satisfação pessoal e emocional.

Quais  os principais motivos que levam ao fim do casamento?

Geralmente, um dos motivos mais presentes é a traição, quando os contratos previamente estabelecidos na relação são quebrados e há espaço para infidelidade. Mas, se analisarmos essa questão de forma mais profunda, podemos identificar que a ausência de um ambiente seguro para que haja expressividade emocional e comunicação também é pano de fundo para muita insatisfação nos relacionamentos.

Há como restaurar um relacionamento 100% depois de uma traição? 

O professor John Gottman, um dos grandes pesquisadores que temos no mundo sobre relacionamentos conjugais, indica que há, pelo menos, 10 formas de traição. Isso foge àquela ideia de que a traição ocorre apenas quando há um contato sexual com outra pessoa. 

Para esse autor, mentiras, comprometer-se condicionalmente, formar aliança com outra pessoa contra sua parceria, ter um affair com outra pessoa, ausência e frieza, perda de interesse sexual, desrespeito, injustiça, egoísmo e rompimento de promessas são exemplos de traição. 

No geral, o que podemos ver nessas formas de traição são a quebra do combinado/acordo entre o casal. O processo de “restauração”  vai depender do quanto as partes envolvidas estão feridas por essa traição. Reconstruir a confiança é um processo gradativo em que a pessoa traída precisará se sentir segura novamente.

A terapia de casais é uma excelente chance para trabalhar esta demanda quando o casal está disposto a lidar com estas questões.

Quais os maiores mitos do relacionamento saudável? 

Um dos principais mitos dos relacionamentos saudáveis é que eles não têm problemas. As pessoas podem imaginar que, por terem um relacionamento saudável, eles são perfeitos. Contudo, isso não é uma verdade. Mesmo os relacionamentos saudáveis, eles podem ter problemas. A grande questão não está nos problemas que eles têm, mas em como eles fazem para resolver problemas. 

Há um estudo feito pelo Gottman que mostra que os relacionamentos saudáveis são aqueles em que há uma proporção de 5:1 em relação aos comportamentos negativos e positivos. Para cada comportamento negativo, há cinco comportamentos positivos que podem vencer aquele comportamento negativo.

Então, se você quer ter um relacionamento saudável, invista nos aspectos positivos que você pode ter na relação, para que quando ocorra um comportamento negativo ele não passe por cima do relacionamento de vocês. Lancei alguns livros e recursos sobre relacionamentos. 

O último que publiquei em 2022, com a Kelly Paim, chamado “Sua História de Amor” é um guia para que o público possa compreender o que precisa em um relacionamento e buscar ter um relacionamento saudável. Há uma série de exercícios para refletir e identificar a sua própria história de amor.

As pessoas têm dificuldade de identificar a sua própria história de amor? 

As pessoas podem ter dificuldades em entender seus padrões internos de funcionamento. Isso acontece, pois muitas vezes automatizamos e até normalizamos as experiências que já tivemos ao longo da vida.

Algumas pessoas podem ter aprendido durante a vida que amor era desprezo e, por isso, buscam justamente relações assim. Isso não significa que o amor seja desprezo, mas isso foi o que ela aprendeu. Ela não merecia aprender isso, ela merecia receber amor, carinho e validação, mas isso só será libertador quando ela conhecer sua história de amor. O processo de autoconhecimento pode ajudar a buscar aquilo que você precisa em uma relação.

PERFIL

Imagem ilustrativa da imagem "Relacionamento saudável sem problemas é mito", diz especialista
Bruno Cardoso, doutor em psicologia e terapeuta de casal "Principal mito do relacionamento saudável é que não há problemas" |  Foto: Divulgação

Bruno Cardoso

> Psicólogo e terapeuta cognitivo. 

> Doutor em psicologia pela UFSCar, com período sanduíche na The Pennsylvania State University. 

> Formação em Terapia do Esquema (Wainer/NYC Institute for Schema Therapy). 

> Supervisor da prática clínica e professor Adjunto da  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

> Autor de livros e recursos nas áreas das Terapias cognitivo-comportamentais, terapia do esquema, relacionamentos e habilidades sociais.

Leia mais:

Casais agendam dia do sexo para manter a paixão
Pais e filhos unidos para curtir a balada

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: