Estreias de terror e drama nos cinemas
“Longlegs”, estrelado por Nicolas Cage, e “Estômago 2 - O Poderoso Chef” são os destaques da semana nas salas do Estado
Escute essa reportagem
Um terror com cenas perturbadoras estreladas por Nicolas Cage e a aguardada sequência do drama “Estômago”, sucesso de público e crítica em 2008, são as principais estreias da semana nos cinemas do Espírito Santo.
Aclamado pela crítica internacional, “Longlegs - Vínculo Mortal” promete prender a atenção do espectador com a combinação de um assassino em série à solta e satanismo.
Quem dá vida ao serial killer que deixa mensagens enigmáticas nas cenas de seus crimes é o vencedor do Oscar Nicolas Cage, 60. O astro revelou que se inspirou na luta da própria mãe, Joy Vogelsang (1935-2021), contra a esquizofrenia para compor o aterrorizante papel.
“Tentei colocar isso no personagem Longlegs porque ele é realmente uma entidade trágica. Ele está à mercê dessas vozes que estão falando com ele e fazendo-o fazer essas coisas”, contou Cage.
Ambientada na década de 1990, a história acompanha uma agente do FBI, interpretada por Maika Monroe, que reabre um caso arquivado do assassino em série. Não demora para que a agente descubra uma conexão pessoal com o assassino e vai precisar detê-lo antes que ele ataque novamente.
A direção é de Osgood Perkins, de “Maria e João: O Conto das Bruxas” (2020). No elenco também estão nomes como Kiernan Shipka e Alicia Witt.
Já o chef de cozinha Raimundo Nonato está de volta no drama “Estômago 2 - O Poderoso Chef”. A sequência, que se passa 16 anos após os acontecimentos do primeiro filme, apresenta uma trama de poder, sexo e culinária, temperada com doses de humor e violência.
Filmada no Brasil e na Itália e falado nos dois idiomas, a produção continua acompanhando a divertida jornada do personagem vivido por João Miguel. Desta vez, ele vira o “chef dos chefs” na prisão, encantando com seu talento culinário e saborosa lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos (Paulo Miklos).
Até que um novo chefão, o mafioso italiano Dom Caraglio (Nicola Siri), chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo cozinheiro.
Com nomes de peso do cinema italiano e europeu, como Giulio Beranek e Marisa Laurito, “Estômago 2 - O Poderoso Chef” se consagrou como o filme mais premiado da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Foram cinco Kikitos, entre eles, o de Melhor Ator (dividido entre Nicola Siri e João Miguel) e Melhor Roteiro.
Do suspense ao pânico satânico
A relação de “Longlegs - Vínculo Mortal” com seu próprio material fílmico é bastante similar à da agente do FBI Lee Harker, interpretada pela atriz Maika Monroe, com seu objeto de investigação.
De um lado, há os crimes cometidos pelo psicopata do título e aos quais a personagem é direcionada após revelar talento intuitivo acima do normal na resolução de um caso anterior; de outro, Harker tem fantasmas pessoais a atormentá-la, a ponto de ela tocar a vida numa “zumbificação” à beira do colapso.
Os motivos dos traumas levam tempo para serem revelados, mas é evidente que se conectam ao misterioso Longlegs. É no encontro entre um aspecto e outro que o diretor Osgood Perkins transita. Por qual ele fica mais à vontade é um tanto explícito enquanto tudo avança.
Talentoso em criar a sensação de que o mundo é dominado por um mal sempre em vias de emergir, Perkins ambiciona em “Longlegs” ampliar seu escopo e motivações artísticas.
Também autor do roteiro, ele o encena com excesso de elementos e referenciais. Vai do suspense policial noventista, passa pelo chamado “pânico satânico” dos anos 1970, e adota pendor narrativo.
Ao mesmo tempo, ainda que ação de “Longlegs” se localize em meados dos anos 1990, Perkins insere na sua Lee Harker aproximações contemporâneas usadas como garantidoras de empatia em histórias de suspense e horror protagonizadas por mulheres que, traumatizadas, enfrentam seus medos personificados na ameaça central dos enredos.
Mas o que interessa a Perkins, de fato, ainda é a construção de atmosfera. Ao superfaturar os desdobramentos narrativos de “Longlegs”, as viradas são telegrafadas muito antes de aparecerem e oportunamente encaixadas para o clima opressivo seguir em primeiro plano, mesmo que o texto lute para sobressair.
Mais estreias
“Stop Making Sense”
O documentário acompanha a banda Talking Heads em seu auge, com o lançamento de “Speaking in Tongues”, 5º álbum de estúdio, em três apresentações realizadas em dezembro de 1983 no Pantages Theater, em Hollywood.
“Pets em Ação”
Com um visual vibrante e narrativa lúdica, o filme apresenta a cachorrinha mimada Gracie e o humilde gato Pedro. Apesar das constantes brigas, ambos vivem juntos com sua família, até que eles se perdem no aeroporto durante uma mudança de cidade, os forçando a deixar as diferenças de lado e trabalhar juntos para encontrar seus donos.
“A Caça”
O terror traz uma jovem que tenta atravessar o Mar Mediterrâneo com um grupo de refugiados num barco. A embarcação fica à deriva e eles serão resgatados por um iate ocupado por europeus mal-intencionados.
Saga “Harry Potter”
Mais de 10 anos após o lançamento da saga, o bruxo mais amado do Brasil volta às telonas em uma maratona especial com os três primeiros filmes da franquia: “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002) e “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004). A exibição acontecerá apenas neste sábado (31).
Comentários