Thelminha afirma ter dito 'muitos não' para marcas racistas e faz alerta
A médica e ganhadora do BBB convocou o engajamento das marcas à causa antirracista em festival
Escute essa reportagem
Thelma Assis, médica e campeã do BBB 20, falou sobre o real engajamento das marcas com a pauta antirracista durante o Festival Negritudes Globo, nessa terça-feira (3), em São Paulo.
O debate aconteceu na palestra sobre famas virais, criadores digitais e influência nas redes sociais, que contou com a participação de AD Junior, consultor e comunicador, Fayda Belo, advogada e influenciadora e Giovanna Heliodoro, historiadora e apresentadora. A mediação foi feita pela publicitária Anna Cristina Almeida.
Com o crescente protagonismo de pessoas negras em campanhas publicitárias, Thelminha alertou para a necessidade de apoiar marcas que de fato se comprometem com a causa da diversidade. Seja por meio da contratação de pessoas negras e por ações para tornar a equipe interna mais próxima da realidade brasileira, composta majoritariamente por pessoas pretas e pardas.
A advogada Fayda Belo acrescentou que o trabalho dos influenciadores e dos consumidores negros ativos nas redes sociais, criaram uma demanda por diversidade, a tal as empresas estão precisando acatar.
"A nossa presença nas redes foi o que impulsionou para que hoje houvesse, por exemplo, uma base apropriada para o nosso tom de pele. A nossa voz online fez com que as marcas se lembrassem que o Brasil é preto", conta a advogada.
Ativa nas redes sociais, Fayda simplifica o 'juridiques' para o seu público com o intuito de democratizar o conhecimento: "As leis não funcionam da mesma forma para nós.
"Quando eu uso a linguagem do dia a dia, que eu falo em casa ou em um boteco, minha intenção é que os nossos tenham acesso ao conhecimento sobre seus próprios direitos. Inclusive, para quando esse direito por violado. Com isso, uso o meu conhecimento técnico para buscar um Brasil mais justo e mais equânime", diz a advogada.
ESTREIA COMO ATRIZ
Para além da medicina e da publicidade, Thelminha é apresentadora do Bem-Estar da Globo e tem sua estreia como atriz marcada para a segunda temporada da série "Encantado's".
O enredo da série é baseado na história de dois irmãos: Heraldo, interpretado por Luis Miranda, e Olímpia, vivenciado por Vilma Melo, que assumem o comando de um mercado para sustentar a família após a morte do pai.
Em sua segunda edição, o Festival Negritudes Globo reúne cerca de 3 mil pessoas na Cinemateca Brasileira, na Zona Sul. Participam também a atriz Taís Araújo, o ator Lázaro Ramos, a escritora Conceição Evaristo, o ator britânico Alfred Enoch, entre outras celebridades negras.
A programação apresenta mais de 10 mesas de conteúdo, em três palcos simultâneos e mais de 40 palestras sobre a presença negra no audiovisual, a conexão ancestral entre a África e o Brasil, a música preta como aliada na luta antirracista.
Comentários