Preta Gil revela conselho do pai, em meio a tratamento: 'Se for sua hora, aceite'
Cantora contou que conversa entre pai e filha aconteceu quando ela estava com risco 8 de morte
Escute essa reportagem
Preta Gil relembrou uma conversa que teve o pai, Gilberto Gil, enquanto estava internada, enfrentando a fase mais difícil de seu tratamento contra o câncer colorretal. Durante o programa Conversa com o Bial, desta terça-feira (27), a cantora contou que falava com o pai por vídeo, pois estava na UTI, quando ele disse: "Se tiver muito difícil para você, e se for sua hora, aceite".
"Foi ótimo pra mim", continuou, Preta. "Eu estava com risco 8 de morte, ainda na UTI. Era alerta vermelho máximo. Os médicos dizendo: 'ela pode ir embora a qualquer hora'".
A cantora relembrou que o pai também passou por graves problemas de saúde - em 2016, Gil foi internado com insuficiência renal. "Ele chegou a pedir que os médicos suspendessem o tratamento, porque estava sendo muito difícil. Acho que ele se colocou nesse lugar", explica a cantora. "Aquilo virou uma chave na minha cabeça. Me trouxe a realidade. Eu disse: 'não quero morrer, não chegou a minha hora!'. E funcionou muito."
Dificuldades após retirada do reto
Preta Gil ainda falou sobre as dificuldades que tem passado desde que retirou o reto em meio ao tratamento.
A cantora contou que tem sofrido de incontinência fecal e vem usando fralda por conta disso. "Minha parte digestiva é toda diferente. Eu ainda passo por coisas muito delicadas. Tenho incontinência fecal, ainda uso fralda. A reabilitação é longa até eu conseguir retomar o comando do meu corpo. É muita fisioterapia pélvica", detalhou.
Preta admitiu que a luta contra o câncer foi uma das experiências mais pesadas que já enfrentou. "Muitas renúncias. Parece um pesadelo, que não está acontecendo com você, mas, ao mesmo tempo, está. As decisões estavam nas minhas mãos, mas em um estado de vulnerabilidade total, porque não sabia o que iria acontecer."
Ela recordou que praticamente foi abandonada pelo então namorado, Rodrigo Godoy, 35, em meio ao tratamento. "Ele não segurou. Depois entendi que ele estava em um relacionamento extraconjugal há seis meses e eu não sabia. Mas [até então], na minha cabeça, até eu o acolhia. Pensava: 'Ah, está sendo muito duro para ele, não está dando conta, deve ser muito difícil ter a mulher doente'. Ele não ficava comigo no hospital. Ele me largava literalmente. Eu vivia cercada de amigos, família, e ele na rua. É triste, mas é uma realidade minha e de muitas mulheres."
O Conversa com Bial foi gravado antes da internação da cantora.
Atualmente, Preta passa por uma nova etapa do tratamento. No último domingo (25), a artista contou que a doença havia "voltado em quatro lugares diferentes". Segundo a artista, o câncer foi detectado em dois linfonodos, no peritônio - com uma metástase - e no ureter - com um nódulo.
Comentários