Evaristo Costa diz que perde meio quilo por dia por causa de doença: 'Definhando'
Jornalista foi diagnosticado com a doença de Crohn em fevereiro de 2021 e relatou como a sua vida mudou após a descoberta
Escute essa reportagem
"Eu me sinto definhando. É como eu defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando". Foi assim que Evaristo Costa, de 48 anos, definiu seu atual estado de saúde após ser diagnosticado com a doença de Crohn, uma condição autoimune que causa a inflamação crônica do sistema digestivo.
O jornalista revelou que perdeu 22 quilos em apenas três semanas e que, por não conseguir reter nutrientes dos alimentos, segue emagrecendo meio quilo por dia.
"Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim [...] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas", disse ele em entrevista ao PodCringe, divulgado na última quinta-feira (26).
"Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela sai de dentro de mim, então não me dá os nutrientes que eu preciso", explicou o jornalista.
Evaristo destacou, ainda, que o emagrecimento aconteceu apenas por conta da doença. "Às vezes as pessoas falam assim: 'Que legal, você tá bem magrinho, barriga chapadinha'. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou."
O ex-âncora do Jornal Hoje afirmou que a doença de Crohn também reduz a sua imunidade contra outras condições. "A última vez que eu fui internado foi por causa de uma infecção nas amígdalas que se transformou em uma sepse, porque eu estava com a imunidade no pé", recordou.
Comentários