Cláudia Raia desabafa sobre críticas: “A gente não tem prazo de validade”
Em entrevista ao AT2, a atriz desabafa sobre comentários recentes feitos sobre ela e fala como está reaprendendo a ser mãe com o Luca
Escute essa reportagem
Engravidar pela terceira vez depois de cinco décadas de vida poderia parecer impossível, mas, para Claudia Raia, foi um sonho possível e conquistado. Um desejo realizado com a chegada de Luca, que já completou 1 ano e é fruto do relacionamento da atriz com o ator e bailarino Jarbas Homem de Mello, 54.
“Passar por essa experiência tão transformadora aos 56 anos de idade me deu a certeza de que a gente pode e deve sonhar com o futuro em qualquer idade. A gente não tem prazo de validade”, afirma a artista, em bate-papo com o AT2.
Mãe de Sophia, 21, e Enzo, 26, ambos do relacionamento com Edson Celulari, a Rainha dos Musicais segue sendo uma mulher expansiva, sem medo de compartilhar suas alegrias nas redes sociais, mesmo diante das críticas sobre o seu corpo e a idade.
“Quando você está em paz consigo mesma, as críticas têm outra proporção. Eu, simplesmente, não levo em consideração o que entendo que não vai acrescentar em nada para mim. É preciso sempre fazer esse exercício, senão a gente começa a se deixar levar por absolutamente tudo que falam de nós. Se for assim, a gente não vive”, salienta.
Para Claudia, as redes sociais são um canal de fortalecimento de relações. “Quando compartilho sobre etarismo, muitas mulheres se sentem representadas, falam que também já passaram por isso, que estão criando coragem para mudar o que não querem, para viver da maneira que desejam... Isso, para mim, é muito poderoso!”.
Atualmente, ela estrela o musical “Tarsila, a Brasileira”, ao lado do marido Jarbas, com quem está desde 2012.
“Já trabalhamos em sete espetáculos juntos. Para nós, funciona muito essa junção de trabalho e vida pessoal, até porque sabemos separar bem as coisas. Jarbas é uma pessoa muito mais tranquila do que eu. Ele me ensina a descansar, a aproveitar o lazer, a não estar ligada em tudo o tempo todo”.
“Não dá para falar qualquer coisa”
AT2- Você está no musical “Tarsila, a Brasileira”, em São Paulo. Nele, Jarbas vive Oswald de Andrade, que teve um relacionamento com Tarsila. O que há em comum entre os dois casais?
Claudia raia- A relação entre Tarsila e Oswald foi muito frutífera. O período em que estiveram juntos foram os anos áureos de suas obras. Eu e Jarbas sentimos isso também. Um potencializa a arte no outro. Isso vira uma explosão quando junta!
Como um amor deve ser vivido?
Como a gente quiser. Só vai saber isso quem está envolvido na relação. Não tem regra!
Em outubro, fez uma participação na “Terra e Paixão” , seu 1º papel após a 3ª gravidez. Como foi?
Deu aquele frio na barriga de ficar longe do Luca, não tenho como negar. Mas eu sabia que tinha que fazer o papel. A repercussão tão positiva mostrou que minha intuição estava certa.
Pretende voltar às novelas com uma personagem fixa?
Gosto muito de novela e acho que é uma produção muito importante para os brasileiros. Na hora que receber um convite para uma boa personagem, claro que vou aceitar! E não só para novela, mas também para série, filme...
Dublou personagem na animação “Patos!”. Chegou a mostrar para o pequeno Luca?
O filme é tão fofo! Quando vi finalizado, a primeira coisa que pensei foi: “Quero que o Luca veja”.
Luca tem encantado o público na internet. Vivem uma exposição na medida certa? Pensam nos ataques?
Cabe apenas aos pais a decisão de como farão isso. Acho que as pessoas precisam ter mais empatia e entender que tem uma pessoa que lê aquele comentário. Não dá para falar qualquer coisa. Assim como temos o traquejo social na vida off-line, é preciso ter esse mesmo traquejo na vida virtual. Respeito é sempre fundamental.
Luca é seu 3º filho e chega em outro momento da sua vida. Os desafios mudam?
Sim. Por exemplo, isso que você me perguntou antes: qual é o limite da exposição? Com as redes sociais, é outra realidade. Durante a gravidez, eu me senti uma mãe de primeira viagem. (Risos) Porque tudo eu achava que sabia, as pessoas me diziam: “Mas isso não é mais assim!” Foi um reaprendizado. E cada maternidade é de um jeito. Hoje estou mais madura, passei por outras experiências. É natural que encare a maternidade de outra forma.
Quem é a Claudia Raia mãe?
Acho que, a cada filho, a gente aprende a ter mais calma e tranquilidade no maternar. Não sou uma mãe superprotetora. Sou acolhedora. Sei que meus filhos vão fazer as escolhas deles, que viverão a vida deles. A mim, como mãe, cabe aconselhar, ajudar no que for possível, dar bronca quando preciso e ser colo também. Mas jamais decidir como eles vão viver, ou o que fazer ou não. Isso cabe a eles.
Comentários