X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS COLUNISTAS Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento Tribuna Folia FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Entretenimento

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Como Maria Callas, que faria cem anos, usou a tragédia para revolucionar a ópera

foto autor
Agência Folhapress
05/12/2023 - 10:35 • Atualizada em 05/12/2023 às 11:05

Ouvir

Escute essa reportagem

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A história da ópera está no olhar de Maria Callas. Seu rosto tem a qualidade de uma máscara grega. Os lábios carnudos e os cabelos pretos compõem os traços definitivos de Medeia, a feiticeira do amor, tantas vezes interpretada pela soprano, que completaria cem anos neste mês. A obra de Luigi Cherubini, estreada em 1797, recria a tragédia de Eurípedes, inspirada no mito de uma mulher que mata os próprios filhos para vingar a traição do marido.

No derradeiro ato, trovões ribombam e raios rugem. A natureza anuncia a carnificina. Callas ateava fogo no palco, repetindo a tragédia como se fosse a sua sina. Parecia mesmo não haver diferenças entre a sua tragédia e a da personagem. Ela confirmaria a impressão, em 1969, interpretando a feiticeira no filme de Pier Paolo Pasolini.

Passado tanto tempo, seu legado é lembrado em um concerto no Theatro Municipal de São Paulo e sua imagem ainda sofre um processo de mitificação. Na internet, centenas de biografias prometem desvendar a mulher por trás do mito. O cinema fetichiza a artista, produzindo cinebiografias, como a de Pablo Larraín, ainda sem data de lançamento, com Angelina Jolie.

De todo modo, o início da obsessão remonta aos anos gloriosos da cantora. O diretor cênico André Heller Lopes, único brasileiro a ter encenado a obra de Cherubini, lembra que Callas surge nos anos 1950, década em que a mídia e a indústria da propaganda se consolidam como as forças ordenadoras do debate público.

Rompendo a separação entre o público e o privado, a indústria de massa encontrou sua matéria-prima nas casas de ópera, que reproduziam em seu interior a estratificação das classes sociais. Perseguida pelos paparazzi, La Divina, como Callas era chamada, tinha a imagem estampada em todas as revistas e sua vida era discutida em programas de rádio.

Assim, a soprano se tornava assunto, mesmo para quem não frequentava a temporada lírica. "O mundo precisava de esperança, então a sociedade do século 20 abraçava mitos como Callas", diz Heller-Lopes. Não se nega a violência da indústria de massa, mas a carreira da artista se beneficiou do avanço da tecnologia. Ao contrário de outras sopranos, Callas pôde eternizar a sua voz em gravações.

Mas nenhum mito sobreviveria à era do streaming sem que um gênio o sustentasse. A impressionante extensão vocal da cantora, que no final da vida interpretou papéis destinados a mezzo-sopranos, resultava em uma habilidade de encarnar personagens díspares, o que talvez tenha a ver com o desterro de sua vida.

O nome artístico Callas vem de Maria Sophia Cecilia Anna Kalogeropoulos. Embora sua família seja grega, a cantora nasce em Nova York, nos Estados Unidos. Com o divórcio dos pais, ela vai, aos 14 anos, para a Grécia, onde estuda canto na Real Academia de Música. Desde sempre, sua mãe, Evangelia, se comporta como incentivadora da carreira artística, ao mesmo tempo que pune a filha com um rigor doentio.

Nos primeiros anos da carreira, Callas recebe da mãe uma lição perversa, que a acompanharia durante toda a vida. Para se destacar entre as cantoras, deveria priorizar a carreira e abrir mão da sua intimidade.

Em 1949, a mãe incentiva o casamento com Giovanni Meneghini, um homem rico e 30 anos mais velho. Meneghini se torna empresário da artista, explorando o seu talento e aplicando golpes nos contratantes. Juntos, o casal conquista os principais teatros do mundo, o Alla Scala, de Milão, o Metropolitan, de Nova York, e a Ópera de Paris.

Callas frequentava o "grand monde". No verão de 1959, ela embarca, ao lado de Meneghini, no Christina, iate do magnata Aristóteles Onassis, que tinha a companhia de sua mulher Athina Livanos. Na viagem, Athina descobre que o marido a traía com Callas. Aos prantos, a soprano diz a Meneghini que ama Onassis. Então, ela larga o milionário para viver com o bilionário, seu ideal grego.

A bordo do Christina, o único que parecia não se importar com a tensão era Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido. O triângulo amoroso provocaria um escândalo internacional. Vivendo com Onassis, Callas deixa a carreira em segundo plano. Tempos depois, descobre que o empresário a traíra com Jacqueline Kennedy, a ex-primeira dama dos Estados Unidos, com quem se casa.

Sozinha e sem filhos, Callas entra em depressão. Pouco a pouco, ela perde a voz e se afunda em barbitúricos. Morre, em Paris, no ano de 1977, vítima de uma parada cardíaca.

Há uma correspondência entre a sua infelicidade e a revolução que provocou no mundo das artes cênicas. Desde o século 16, os pensadores da ópera buscam equalizar música, teatro e artes plásticas. A intervenção de Callas não foi diferente, mas deu um passo além.

Até a época de Callas, a plateia ia ao teatro lírico para ouvir a música. Muitos ficavam de olhos fechados. Callas abre os olhos da multidão com a ajuda do diretor Luchino Visconti, por quem tem uma paixão não correspondida. O autor de "O Leopardo" era gay.

Callas equipara a interpretação cênica ao desempenho vocal das cantoras. Deixa a ópera com cara de tragédia, como a sua própria vida. Assim, ela volta ao fundamento dos idealizadores da linguagem operística da Camerata Fiorentina, que se inspiraram na antiguidade clássica.

Tanto que, antes das récitas de "Medeia", Callas se ajoelhava e batia no chão, para evocar os deuses. Com Visconti, a soprano monta em 1954 a ópera "La Vestale", de Gaspare Spontini, no La Scala. Em cena, Callas mostra a sua força cênica no cenário do diretor, que reproduzia no palco a Roma Imperial.

Mais tarde, ela se tornaria parceira de Franco Zefirelli, outro diretor de teatro de prosa (e posteriormente também de cinema), com quem protagoniza montagens clássicas, como "Norma", de Vincenzo Bellini, na Ópera de Paris. "O mais impressionante era que o sentido teatral de Callas não se expandia em gestos, mas estava concentrado na voz", afirma a diretora cênica Livia Sabag.

"Casta Diva", a principal ária de "Norma", se tornou um clássico na voz da cantora. Não à toa, a mesma ária abre o "Tributo a Maria Callas", em cartaz no Municipal, com as sopranos Eiko Senda, Rosana Lamosa e Camila Provenzale. "Casta Diva" é um exemplo desse "pathos" que define as interpretações da cantora.

Sua voz não busca a matemática do que chamava de "má tradição italiana", mas o arrebatamento. "Nenhuma estudante de canto lírico, atualmente, abre a boca se não tiver estudado a sua personagem, o que é uma herança da Callas", diz Lamosa.

No tributo, as cantoras interpretam o repertório consagrado pela Divina, como a ária "Al Dolce Guidami", de "Anna Bolena", ópera de Gaetano Donizetti, e "Tu Che Invoco con Orrore, daquela ópera "La Vestale". Em sua revolução, Callas resgata o repertório do bel canto —técnica vocal que surge na Itália no século 18—, um tanto esquecido em sua época.

O concerto traz ainda dois clássicos de Giacomo Puccini: "Un Bel di Vedremo", de "Madame Butterfly", e "Vissi d’Arte", de "Tosca". Ao século 21, a imagem mitificada da soprano ganha interpretações políticas. O debate se inflamou, há dois anos, com o lançamento da biografia "Cast a Diva —The Hidden Life of Maria Callas".

A autora irlandesa Lindsy Spence trata a artista como um símbolo feminista e revela, a partir de sua correspondência epistolar, que Onassis dopava a mulher e a abusava sexualmente. Não há dúvidas sobre o contexto machista enfrentado pela cantora, que foi boicotada pelos poderosos do mundo lírico para implementar seu projeto artístico.

Contudo, algumas passagens de sua vida mostram que Callas viveu de acordo com o padrão comportamental de sua época. "Não a vejo completamente como feminista", afirma Senda. "Era uma mulher muito forte, mas dependia emocionalmente dos seus maridos."

Seu temperamento era explosivo. Para ficarmos em um ataque de diva, Callas arremessou um tinteiro no diretor do Municipal do Rio de Janeiro, quando cantou no teatro, nos anos 1950. Ao mesmo tempo, sempre foi refém de um padrão de beleza, simbolizado pela atriz Audrey Hepburn.

Callas se submetia a dietas terríveis para alcançar seu ideal estético. Ela encarnou o papel de diva, agora banalizado pela indústria cultural, e se tornou um modelo para os costureiros do século 20, como Christian Dior. Para Heller-Lopes, Callas é sobretudo um símbolo para os gays. "O público gay se identifica com a vida trágica de Maria Callas, porque sente a mesma dificuldade de expressão enfrentada por ela", diz.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Tribuna Folia Famosos Agenda Cultural Entre Pratos & Vinhos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Tribuna Folia Famosos Agenda Cultural Entre Pratos & Vinhos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM