Saiba quem são as escolas de samba do Grupo de Acesso B do Carnaval de Vitória
A campeã desfila no Grupo de Acesso A em 2025
Escute essa reportagem
A primeira agremiação a desfilar no Sambão do Povo no domingo (4), a partir das 18 horas, é a Chega Mais. A escola do Morro do Quadro traz este ano o enredo "Na batida mais quente: O ritmo da vida". A agremiação ficou em último lugar no Grupo de Acesso A no ano passado, foi rebaixada, e por isso é a primeira a se apresentar.
Logo após, é a vez da Rosas de Ouro passar pelo Sambão. Com o enredo: "Gente Floresta", a escola da Serra chega querendo superar o penúltimo lugar no carnaval passado. O enredo é inspirado na toada “Gente Floresta” do Boi Bumbá Caprichoso, e traz um alerta para a devastação ambiental e necessidade de proteger as florestas, a cultura brasileira e os povos indígenas. A agremiação com as cores azul e amarelo desfila por volta das 20 horas.
A terceira escola que passa pela avenida é a Mocidade Serrana. A escola tem como enredo: "Na terra do abacaxi, toquei com as mãos o carnaval, o Eldorado de Sérgio Vidigal", e conta a história do município da Serra, desde os tempos de plantio de café, até o destaque para a figura de Sérgio Vidigal. A escola do bairro José de Anchieta, na Serra, ficou em último lugar no ano passado, e busca se reerguer.
A União Jovem de Itacibá, co-irmã da Independentes de Boa Vista, é do bairro Itacibá, em Cariacica, e traz um enredo histórico. Contando a trajetória de "Maria Ortiz, uma heroína capixaba", a escola traz os motivos que fizeram seu nome virar sinônimo de resistência e como ela colaborou para a valorização da cultura capixaba.
Caçula desse grupo, a Tradição Serrana traz o amor para o Sambão do Povo. Mostrando que o amor dá sentido à vida, e inspirada nas músicas “Toda forma de amor” e “Tempos Modernos”, de Lulu Santos, a agremiação tem foco nas experiências vividas pela comunidade LGBTQIA+.
Carnaval de Vitória
Os desfiles acontecem nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. No primeiro dia, as escolas do Grupo de Acesso A se apresentam. No dia 3, é a vez da elite do carnaval, o Grupo Especial. No domingo (4), as cinco escolas do Grupo de Acesso A encerram os desfiles. No sábado seguinte (10), o desfile das campeãs acontece pela primeira vez no Estado.
Ingressos
Os ingressos já estão sendo vendidos de forma unitária ou passaporte. Os foliões podem curtir a festa nas arquibancadas, mesas ou camarotes. No domingo (4), as arquibancadas estarão abertas para o público. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://brasilticket.com.br/carnaval-de-vitoria-2024.html.
*Estagiária, com supervisão de Weslei Radavelli
Comentários