Festa de famílias em Manguinhos
Pais, crianças e amigos curtiram o sábado de Carnaval nos blocos do balneário com muito calor no banho de mar à fantasia
Escute essa reportagem
Puxados por marchinhas e batucadas, mais de 25 blocos se encontraram na praça principal de Manguinhos para participar do tradicional banho de mar à fantasia, na tarde de sábado (11).
A 67ª edição do evento reuniu cerca de 15 mil pessoas, entre adultos e crianças, num calor de mais de 30 graus, mostrando que o balneário é uma boa opção para passar com a família e amigos.
Entre os blocos mais tradicionais da vila está o Expumar, cuja concentração teve início, por mais um ano, em um famoso restaurante da região. Fantasiados de palhaços e acompanhados de sua própria batucada, os foliões desfilaram contagiando os banhistas.
“Peço aos componentes que tirem a fantasia antes de entrar no mar porque, infelizmente, não temos mais só papel crepom na composição, como antigamente. Sempre tomamos esse cuidado de não poluir”, contou Ieda Freitas, coordenadora do Expumar.
Outro bloco chamou a atenção com músicos tocando sucessos de Jorge Ben Jor, como “País Tropical” e “Taj Mahal”. Era o “Nós Passarinho”, que foi às ruas pelo segundo ano. “A adesão esse ano foi maior do que a gente esperava”, confessou Adelia Gomes.
Um dos primeiros blocos a chegar à praça central para o banho de mar foi o “Tigre da Abolição”. Com 23 anos de história, o grupo deu o seu recado lembrando a operação da PF contra Bolsonaro.
“É só uma sátira para lembrar que vivemos num País democrático, onde as pessoas são livres pra se expressar”, disse o coordenador Kleber Nascimento.
O evento contou ainda com show de Marcelo Ribeiro no início da tarde de sábado.
Domingo (12) a folia continua no balneário. Às 14 horas, terá o Samba da Vila, às 19 horas, é a vez do Sol Pessoa e às 21 horas, Axé Uai.
Na segunda-feira (13) a programação começa às 16 horas, com a Batucada de Manguinhos e Bloco das Piranhas. Às 19 horas, é a vez de Monique Rocha e às 21 horas, Leley.
Na terça (14) de Carnaval será a vez das crianças curtirem um bloco só delas, às 13 horas, com a Batucada de Manguinhos. A programação vai até a noite com Chico Chaves, Pedro Baydoun e Bloco das Piranhas.
Fala, Folião!
Cenas das ruas
Na praça central da vila, um homem fantasiado de Fred Flintstone chamava a atenção dos foliões. Era o motorista Adson Elias dos Santos, 47. “Essa aqui é figurinha repetida. Foi uma das primeiras”, confessa, aos risos, ao lado da mãe Maria José dos Santos, 74.
A mulher dele, Fabíola Virginio, 51, revela que o marido já está acostumado a chamar a atenção das pessoas. “Tem amigo nosso que fica na expectativa para saber qual fantasia ele vai usar”.
Pela primeira vez, a metalúrgica Nilvania Pereira, 37, se juntou ao marido Marcelo, 36, e aos dois filhos Raul, 6, e Otto, 3, para curtir a folia.
“Moramos na Serra, mas temos parentes em Minas Gerais e normalmente aproveitamos o feriado para visitá-los. Então, esse é o primeiro Carnaval da família toda junta aqui. Escolhemos Manguinhos por ser ao meio-dia. É bom para as crianças aproveitarem sem muita bagunça e com mais segurança”.
Moradores de Vitória, o servidor público Jeremias dos Santos, 51, e sua mulher, Deyzi, 56, adoravam curtir o Carnaval de Manguinhos como espectadores. Mas este ano, eles decidiram fazer parte do bloco Expumar.
“Nunca tive a ousadia de saber como fazia para participar. Mas, ontem (sexta-feira), no fim da tarde, liguei para os donos do Espaço Maria Mariana e pedi o contato da coordenadora. Agora, somos os mais novos integrantes do bloco. É uma energia muito boa e a maioria da galera se conhece”, conta Jeremias.
Comentários