Vinho, chope e caipirinha à vontade em carretela
Carreata acontece em Vila Pavão durante a Pomitafro, festa que celebra as culturas italiana, alemã e afro-brasileira
Escute essa reportagem
Vila Pavão vai realizar entre sexta-feira (30) e domingo (1º), no Parque de Festa, a 25ª edição da Pomitafro, o festival mais tradicional de integração de etnias da região Sudeste do Brasil. Um dos momentos mais aguardados do evento é a carretela, que acontece na tarde de sábado (31).
O desfile atrai milhares de pessoas e conta com a distribuição de bebidas típicas de cada uma das etnias celebradas: chope na ala pomerana, vinho na ala italiana e caipirinha na ala afro-brasileira. Este ano, a dupla Antony e Gabriel se apresenta no domingo, encerrando a festa.
Durante o evento, a cidade é tomada pelas “esquinas culturais”, que oferecem programação de danças folclóricas, apresentações de bandas musicais, rodas de capoeira, tocadores de concertina e eventos como o tombo da polenta.
Os estabelecimentos comerciais também participam, oferecendo café colonial gratuito para os visitantes.
De acordo com os organizadores, o nome “Pomitafro” é uma homenagem às três etnias que contribuíram para a formação cultural de Vila Pavão: os pomeranos, os italianos e os afro-brasileiros.
O evento foi criado para celebrar essa diversidade étnica e reforçar as raízes culturais da região. A Pomitafro foi criada em 1989 pelos professores do Centro de Integração de Educação Rural (CIER).
Naquela época, a instituição organizava uma festa que não refletia tanto a herança cultural da cidade. Diante dessa situação, os professores perceberam a necessidade de valorizar a cultura local.
Eles notaram que a cultura dos três grupos predominantes estava adormecida e precisava ser despertada. Cada grupo vivia sua cultura de maneira isolada, com sua língua, culinária, música e modo de se vestir, sem se integrar.
“Essa observação foi levada para uma reunião, onde foi discutida a importância de pesquisar a história desses grupos étnicos que colonizaram o município. Ao trazer essas informações para a escola, ficou claro que era necessário valorizar a cultura local. A ideia era expressar a cultura dessas comunidades”, disse pesquisadora e professora de História Joana da Penha.
Durante a festa, as casas de Vila Pavão são enfeitadas e a cidade recebe grupos do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
Saiba mais
Evento tem entrada gratuita
- Onde: Parque das Festas, Vila Pavão.
Quando: De sexta-feira (30/08) a domingo ( 1º/09).
Entrada franca.
- Programação
Sexta-feira (30/08)
18h00 – Abertura das barracas típicas na praça de alimentação, apresentação dos grupos de danças folclóricas infantil e infantojuvenil.
21h00 – Desfile para escolha das rainhas pomerana, italiana e afro-brasileira.
22h00 – Show com a Banda Agitu’s.
0h00 – Show com Victor e Sander.
Sábado (31/08)
8h00 – Alvorada no Centro.
8h00 – Café colonial no comércio.
9h00 – Esquinas culturais pomerana, italiana e afro-brasileira em diversos pontos da cidade.
15h00 – VII Carretela com concentração no Posto Ferrari.
18h00 – Chegada da Carretela/Percurso.
18h00 – Banda Up Pomerisch.
20h30 – Abertura Oficial da 25ª Pomitafro.
21h00 – Show com Diego Peixoto.
0h00 – Banda Lex Luthor.
Domingo (1º/09)
8h00 – Abertura das barracas.
9h00 – Forró de concertina e apresentação de grupos da melhor idade.
11h00 – Almoço típico.
12h00 – Banda Musical Sol Maior.
13h00 – Festival de danças folclóricas.
19h00 – Banda Toni Boni.
21h00 – Show com Antony e Gabriel.
Fonte: Organização do evento.
Comentários