Mosteiro Zen comemora 50 anos com orquestra e oficinas
Templo localizado em Ibiraçu festeja aniversário no próximo dia 31 com música e artes orientais tradicionais
Escute essa reportagem
Oficinas, exposições e apresentações culturais estão entre as atividades do aniversário do primeiro mosteiro zen-budista da América Latina, localizado no Estado e que completa 50 anos este mês.
A programação gratuita e que celebra a cultura oriental vai acontecer no próximo dia 31, na Praça Torii, onde está o Grande Buda de Ibiraçu.
A celebração do Jubileu de Ouro do Mosteiro Zen Morro da Vargem terá como principal atração um concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo com participação da cantora lírica japonesa Eiko Senda e da Orquestra Jovem Vale Música.
A apresentação está marcada para as 16h30, logo após a solenidade com presenças do Consulado-Geral do Japão no Brasil e da Prefeitura de Aya (Província de Miyazaki, Japão).
Entre as composições do programa estão “No Jardim de um Mosteiro”, escrita pelo compositor inglês Albert Ketèlbey (1875-1959) após uma visita a um jardim monástico, hoje o mosteiro beneditino da Abadia de Santo Agostinho, em Chilworth, no Reino Unido.
Duas obras de Kosaku Yamada (1886-1965), um pioneiro da moderna música japonesa, também serão executadas: “Karatachi no Hana” (“Flores Trifoliadas de Laranjeira”), de 1925, e “Aka Tonbo”, de 1921.
A cantora Eiko Senda falou sobre as escolhas musicais para a sua participação no concerto.
“Eu meditei, consultei a mim mesma, e escolhi canções mais antigas, infantis, e que todos os japoneses sabem cantar. São obras que lembram nossa terra natal e da saudade que a gente sente dentro do coração”, contou em entrevista ao jornal A Tribuna.
As atividades gratuitas terão início às 10h, com oficina de origami, a arte de dobrar papel para criar figuras de animais, plantas, objetos e formas geométricas. Às 15h30, tem apresentação de taiko, com uma variedade de instrumentos japoneses de percussão.
“Esta é a celebração de um dia histórico para o budismo na América Latina. O Mosteiro Zen Morro da Vargem, além de desempenhar um importante papel na preservação das tradições budistas, é um local que atrai turistas de todo o Brasil e do mundo por conta de seu paisagismo e beleza”, salienta o abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem, Daiju Bitti.
Exposições do hinayama matsuri, festival tradicional na cultura japonesa, e de ikebana sanguetsu, seguindo a milenar tradição oriental dos arranjos florais, também estão na programação.
Confira a programação
Aniversário do Mosteiro Zen Morro da Vargem
O quê: Comemoração dos 50 anos do primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.
Quando: No próximo dia 31, a partir das 10h30.
Onde: Praça Torii (onde está localizado o Grande Buda de Ibiraçu). Rodovia BR-101 Norte. Km 217, s/nº, Ibiraçu.
Quanto: Entrada gratuita.
Atividades
- Oficina de Origami 1
Com a Associação Nikkei de Vitória. Origami é a arte de dobrar papel para criar figuras de animais, plantas, objetos e formas geométricas.
Onde: Templo do Grande Buda.
Horário: 10h30.
- Oficina de Origami 2
Com a Associação Nikkei de Vitória.
Onde: Templo do Grande Buda.
Horário: 13h.
- Oficina de origami 3
Com a Associação Nikkei de Vitória.
Onde: Templo do Grande Buda.
Horário: 14h15.
- Apresentação de taiko
Engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. Com a Associação Nikkei de Vitória.
Onde: Tenda Principal.
Horário: 15h30.
- Solenidade
Com a presença de autoridades e representantes.
Onde: Palco.
Horário: 16h.
- Apresentações musicais
A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo apresenta concerto com participação da cantora lírica japonesa Eiko Senda e da Orquestra Jovem Vale Música.
Onde: Palco.
Horário: 16h30.
- Exposição de hinayama matsuri
Histórico festival de bonecas japonesas que remonta ao período Edo (1603-1868), e simboliza a proteção ambiental. Trazida pela prefeitura de Aya, Miyazaki, no Japão.
Onde: Tenda Hinayama.
Horário: Durante Todo o dia.
- Exposição de ikebana
A milenar arte de arranjos florais, organizada pela Academia Brasileira de Ikebana Sanguetsu.
Onde: Tenda Sangetsu.
Horário: Durante todo o dia.
- Exposição de bonsais e sumi-ê
Sumi-ê é a arte da pintura japonesa. Já bonsai é uma combinação de técnicas a fim de desenvolver uma árvore com objetivo de representar e imitar as características desta árvore na natureza, mas em miniatura. Com a Associação Nikkei de Vitória.
Onde: Templo do Grande Buda.
Horário: Durante todo o dia.
Fonte: Secretaria da Cultura (Secult).
Comentários